Resenha: Garoto encontra Garoto de David Levithan

Comédia Romântica LGBT. Um livro que fala sobre alguns tabus de uma forma sutil, romântica e engraçada!

5estrelasNesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e heteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola… E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!

Link: Skoob | Comprar

Resenha

2015-08-02 16.41.42

Já tem um tempo que eu estava curiosa para saber como um assunto que ainda (infelizmente) é tão polêmico em nossa sociedade, seria abordado em livros. Tenho alguns livros do David Levithan em minha estante e queria muito ler algum com a temática gay, então uni o útil ao agradável.

Como o próprio título da obra sugere, Garoto encontra Garoto é um livro LGBT e é uma comédia romântica fofíssima. Antes de dar a minha opinião sobre o livro, gostaria de salientar que se você for uma pessoa preconceituosa e de mente fechada, não desgaste suas energias lendo esse livro e não perca tempo criticando uma obra tão boa e gostosa de ler.

Recado dado, vamos ao que interessa. David Levithan criou uma cidade dos sonhos para os homossexuais. Cidade essa que espero que seja realidade no mundo real muito em breve. Uma cidade onde todos respeitam suas escolhas e convivem bem com isso, apesar dele mostrar os conflitos existentes com as pessoas religiosas. Esse ponto dividiu opiniões e algumas pessoas acreditam que isso acaba levando o leitor a uma realidade que não existe em nosso dia-a-dia, mas convenhamos, se for pra abordar o tema de uma maneira realística, esse livro não seria uma comédia e sim um drama. Estamos muito longe ainda do preconceito ser algo banido de nossa sociedade, mas um dia chegaremos lá. Eu acredito.

Os personagens foram muito bem construídos e fica quase impossível não se apaixonar por Paul, o protagonista e por Noah, o grande amor de Paul. Como o livro é narrado em primeira pessoa por Paul ficamos muito próximos a ele e todos os conflitos apresentados no decorrer da história nos deixam com sensações bem distintas. Paul sempre soube que era gay. Assumiu isso desde criança e isso deixou a leitura leve. Esse livro não tem drama e mesmo no momento em que Paul estraga tudo com Noah, o problema é resolvido de uma maneira branda e muito, mas muito fofa.

Ainda falando em personagens, eu não poderia deixar de falar sobre Infinity Darlene. Ela é transexual e a responsável por momentos hilários na história. Imagine você uma mulher de 1.90m, quarterback do time de futebol da escola e muito, mas muito engraçada. Adorei ela!

O enredo tem seus momentos dramáticos, fofos e o autor aborda de forma sutil o conflito religioso entre a igreja e os homossexuais. Mas, algo que achei muito legal da parte dele, foi a forma como abordou o tema. Em nenhum momento ele criticou os fiéis. O autor deixou subentendido que a origem do preconceito está no medo do desconhecido e da desinformação. David conseguiu frisar que há uma boa intenção por parte dos fiéis e que a forma de agir é que está muitas vezes errada, fazendo o homossexual se sentir rejeitado.

A escrita é leve, fluida e muito gostosa. A receita que o autor utilizou deu muito certo e no final ainda temos um bônus com a Infinity Darlene.

Este é um livro pra ser lido numa tarde e adequado para fazer você se apaixonar e dar boas risadas. Se você gosta do gênero está mais do que recomendado! Simplesmente adorei esse livro!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments