Resenha | A filha primitiva (Vanessa Passos)

Romance brasileiro | Vanessa Passos nos trouxe uma história sobre raiva, violência, ancestralidade, maternidade e perdão.

Sinopse

Romance vencedor do Prêmio Kindle de Literatura – 6ª Edição, A filha primitiva, escrito pela cearense Vanessa Passos, é uma história sobre amor e raiva, futuro e ancestralidade, violência e perdão.

Ambientada em Fortaleza, este livro conta sobre uma linhagem de mulheres unidas pelo destino, separadas pela dor, pelo abandono, pela fé e pelo ceticismo. Segredam entre si quem são ― a avó, mulher negra, esconde de sua filha quem seria seu pai; a filha, branca, luta para sobreviver, escrever e rejeita a maternidade que lhe foi imposta; a neta recebe a raiva da mãe e já nasce sentindo a dor de ser mulher. É uma ficção imersa na crueza da linguagem e calcada no real que transforma a história em grande literatura.

Minha Opinião

Eu terminei a leitura de A filha primitiva em poucas horas e fiquei completamente sem palavras, tentando assimilar todas as sensações que o livro me despertou.

Foi um misto de raiva, pena, empatia, ódio, nojo, repulsa… O livro ser o ganhador do Prêmio Kindle foi realmente muito merecido.

Com uma protagonista anti-heroína, a linguagem é crua e conseguimos sentir toda a raiva pulsante em suas palavras. Apesar das atitudes repulsivas, não consegui sentir ódio dela o tempo todo e em alguns momentos me perguntei se não seria capaz de fazer o mesmo se vivenciasse as mesmas situações.

Não tinha mais cordão umbilical, a menina não mamava mais. Era a raiva agora que passava pra ela, de mãe pra filha. Não foi o parto, não; não foi a contração, não; não foi dar o peito, não; foi a raiva que me tornou mãe.

Vanessa Passos nos trouxe uma história sobre raiva, violência, ancestralidade, maternidade e perdão. Uma história muito forte, que machuca por saber que muitas mulheres passam pelas mesmas coisas na qual aquelas mulheres passaram. Eu chorei muito, mas acabei o livro com o coração aquecido.

É uma leitura muito gostosa, onde fiquei presa virando “só mais uma página”, com cenas difíceis de ler. Aliás, umas das coisas que me chamou muito a atenção no livro é que Vanessa não precisou descrever as cenas de violência nos mínimos detalhes para o leitor sentir toda a carga dramática e visualizar a cena. Em poucas palavras ela despertou diversas sensações em mim.

Enfim, A filha primitiva é uma história incrível que deveria ser lida por todas as mulheres.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments