Resenha: Maternidades de Thaisa Lima

Conto. Escrito por Thaisa Lima, “Maternidades” é um conto que nos leva a refletir sobre a romantização da maternidade e o papel da mulher na sociedade.

Sinopse

Valquíria é uma mulher de 36 anos, independente, que nunca desejou ser mãe, apesar de amar crianças. Sua família nunca entendeu essa escolha e a trata como louca. Ela foi educada para ser apenas mãe, esposa e dona de casa exemplar, mas esses nunca foram seus objetivos.

Suas convicções a fizeram passar por situações complicadas e uma doutrinação de uma vida inteira, somada à uma discussão com seu atual namorado, Maurício, despertou conflitos internos à muito esquecidos.

Da mesma autora de Minha Resiliência, Maternidades é uma conversa de mulher para mulher, levando todos à reflexão de um tema muito polêmico: a opção de uma mulher por não ter filhos e as consequências disso.

Resenha

Escrito por Thaisa Lima, “Maternidades” é um conto que nos leva a refletir sobre a romantização da maternidade e o papel da mulher na sociedade.

A narrativa é em primeira pessoa com diálogos bem intercalados. Valquíria, nossa protagonista, é uma cientista conceituada na área da genética. Está realizada com seu trabalho e satisfeita com as escolhas que fez no decorrer de sua vida, mas ainda precisa lidar com dilemas pessoais e familiares. Maurício, até então namorado de Valquíria, é um retrato de uma sociedade machista em sua pior versão: dissimulada.

Acredito que o casamento em nossa vida deve ser algo pensado, ponderado. Relacionamento não sobrevive de emoção, também envolve a razão. Filhos? Mais ainda! Educar um indivíduo exige preparo financeiro, psicológico e emocional. Tenho 23 anos, formada, leciono matemática e gosto da ideia de construir uma carreira sólida. Tenho um noivo incrível que me apoia e compartilha de ideais comigo, um grande parceiro pra vida. Ele sabe que não gosto de cozinhar, então cada prato que eu decido fazer é uma demonstração de amor. Desejo a maternidade em seu devido momento, pois ainda há muito o que pretendo fazer com a liberdade (e dinheiro) que um filho tiraria.

Se a autora queria passar alguma mensagem através desse conto, acredito que seja:

A grande maioria das pessoas não compreende quando uma mulher diz que não deseja ser mãe. Isso não a torna menos mulher, nem significa que odeie crianças. Deve ser uma escolha pessoal cuidar exclusivamente de um lar ou dela mesma. Trabalhar dentro ou fora de casa. Ter filhos, animais ou nenhum dos dois. O importante é respeitar a decisão de alguém com ideias diferentes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments