Resenha: Contra Todo Alegado Endurecimento do Coração de Fernando Abreu

Poesia. De forma surpreendente o autor consegue transformar algo do cotidiano em uma linda poesia.

Em meio a referências orientais, prosaísmos preciosos e metalinguagem lúdica, a poesia deste Contra todo alegado endurecimento do coração se firma. O autor cultiva o tempo próprio do poeta, e o resultado se vê neste livro – verdadeiro ímã poético.

Link: Skoob | Comprar: 7Letras

Resenha

“você diz que um dia ele vai cansar

de chegar em casa e endireitar

a caixa do correio que o cachorro entortou 

o mesmo que ele leva para passear

todas as noites depois do jantar

e o mesmo que um dia triturou

seu caderno de poemas

de forma mais precisa que uma máquina

fazendo-o odiá-lo por algumas horas”

(Trecho do poema: Para Jim Jamursch)

Escrever resenhas de livros de poesia é sempre muito difícil. Poesia não deve ser explicada, ela precisa ser sentida e saboreada. Lendo os poemas de Fernando Abreu consegui sentir a profundidade de coisas simples, de coisas que passam desapercebido por nós no nosso dia a dia e ao mesmo tempo consegui sentir o peso das críticas sociais, feitas de maneira sutil mas com uma carga densa de emoção.

Esse livro é um misto de sentimentos, onde o autor brinca com as palavras e leva o leitor a percorrer uma estrada incerta. Hora segura, hora cheia de curvas… Ele leva o leitor a se questionar (junto com ele), o que devemos fazer com os poemas depois de escritos e como viver da mesma forma depois de ter escrito e vivenciado as emoções que aquele texto despertou. É um jogo bem interessante.

De forma leve e profunda, descontraída e séria, Fernando nos leva a percorrer esse caminho do cotidiano, da vida de um poeta e do que a poesia representa com todas as suas nuances na vida do autor e do leitor. É possível ser simples e complexo, banal e profundo, corriqueiro e sério, usando papel e caneta como um instrumento para tocar os corações. Livro mais do que recomendado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments