Resenha: Coração de Poeta em Prosa e Verso de Marcos São Mateus Mônaco

Biografia. Com o objetivo de demonstrar a sua importância literária e de começar a resgatar o seu legado, Coração de Poeta, em prosa e verso é a primeira obra já escrita especificamente sobre ele, com informações biográficas, recortes de jornais e transcrições de críticas da época (primeira parte), além de uma pequena antologia de poesias (segunda parte) e de contos (terceira parte).

Autor da letra do hino do estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras, Antônio José Soares de Souza Júnior foi um dos escritores brasileiros mais aplaudidos no século XIX. Atuou com sucesso em todos os ramos da literatura. Abolicionista e republicano, o escritor, jornalista, engenheiro, tradutor e funcionário público Soares de Souza Júnior defendeu o respeito aos direitos humanos em todas as dimensões, por meio de uma vasta obra literária composta por reportagens, crônicas, contos, poesias, romances-folhetins, traduções, dramas e comédias teatrais.

Com o objetivo de demonstrar a sua importância literária e de começar a resgatar o seu legado, Coração de Poeta, em prosa e verso é a primeira obra já escrita especificamente sobre ele, com informações biográficas, recortes de jornais e transcrições de críticas da época (primeira parte), além de uma pequena antologia de poesias (segunda parte) e de contos (terceira parte).

Link: Skoob | Comprar: Site Editora

Resenha

Em cinco anos de blog, creio que essa seja a segunda biografia que publico uma resenha aqui. Sim, esse não é um gênero que costumo ler. Sou uma pessoa com zero de curiosidade a respeito da vida de pessoas; geralmente sou fã das obras e não me interesso muito pela vida pessoal do dito cujo. Porém, como tudo nessa vida tem suas exceções, gosto de ler algumas (poucas). Tem gente por aí com algo interessante pra nos mostrar, né?

Coração de Poeta chegou por aqui em parceria com a Lura Editorial e confesso que torci o nariz quando recebi o livro. É… aquele preconceitozinho nosso de cada dia! Resolvi começar a leitura para “me livrar logo” do livro e entregar a resenha e, algo que eu não esperava aconteceu. Sabe quando você é surpreendido em algo de forma muito positiva? Foi exatamente isso que ocorreu logo nas primeiras páginas lidas.

Marcos São Mateus Mônaco me surpreendeu com a forma que organizou essa biografia. Ele contou um pouco sobre a vida de Soares de Souza, mas ele deu prioridade a nos mostrar a carreira do escritor. Sim, é uma biografia, mas o foco principal aqui é a carreira de Soares de Souza Júnior como ESCRITOR! E quando percebi que a leitura tomaria esse rumo, devorei o livro.

O nosso ilustre personagem nasceu em Paraíba do Sul no Rio de Janeiro em 1851. Defendeu as ideias abolicionistas e republicanas, escreveu poesias, contos, peças de teatro. Lutou por seus ideais e demostrava isso em suas publicações. Um cara talentoso que pensava no próximo e não tinha medo de expressar em palavras (escritas) a sua forma de ver a vida e os acontecimentos.

Adorei o fato de conhecer o escritor através de sua obra e gostei mais ainda de ler uma parte de seus poemas e contos. Só tenho a dizer que o trabalho de pesquisa foi riquíssimo e que essa edição da Lura ficou maravilhosa!

Soares de Souza precisa ser conhecido. Suas obras precisam ser lidas. Ele precisa ser lembrado não só pela letra do hino do Rio de Janeiro, mas também por sua poesia profunda, cheia de emoção e pesar. Se recomendo a leitura? É claro que sim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments