Romance. Intenso, misterioso, denso. Capaz de envolver o leitor numa bruma mágica e transportá-lo para um mundo de contos de fadas onde o amor é a maior lição a ser aprendida.
Link: Skoob | Comprar: Saraiva – Submarino – Amazon – Cultura
Resenha
Danilo Barbosa verdadeiramente tem o dom de criar personagens no qual me identifico. Desde o lançamento de A Princesa da Lapa em 2016, que quero muito lê-lo, porém, só agora tive a oportunidade. A sinopse havia me chamado muito a atenção, mas nem de longe eu estava preparada para tudo aquilo que encontrei folheando as páginas… Apesar disso, a leitura aconteceu no tempo certo.
Não sei se irei conseguir colocar em palavras todas as emoções que senti com essa leitura, mas tentarei.
Começamos o livro conhecendo Jonas, um escritor de romances bem conceituado, que foi abandonado por sua mulher e está no ápice do sofrimento sem ter inspiração para escrever um novo livro. Em meio às pressões de seu editor e do público, Jonas se sente acuado, perdido, sem saber o que fazer e não consegue achar inspiração para escrever. Jonas acreditava no amor, no ‘felizes para sempre’, mas não consegue compreender como o seu relacionamento chegou ao fim de maneira tão repentina.
Perdido, desolado e magoado, nosso mocinho decide que o amor não é mais para ele e resolve sair a noite para curtir a vida e afogar as mágoas. Várias coisas acontecem com ele e o mais importante de tudo, Jonas tem um encontro inusitado com uma mulher misteriosa. Ele não faz ideia do que irá acontecer com sua vida após esse encontro…
Larissa, a senhora misteriosa que “encontra” nosso autor tem uma história de vida muito interessante e ela quer que o mundo a conheça. Então ela oferece a oportunidade de contar a sua história à Jonas para que ele escreva sobre ela e é aí que somos apresentados a R, a Princesinha da Lapa.
Na segunda parte do livro, quando R e sua história vai sendo revelada, o clima de contos de fadas nos invade. Mas, a linha que permeia entre o fantástico e a realidade é tão tênue na narrativa, que por muitas vezes eu fiquei me perguntando se não seria possível uma parte dessa história ser bem real. Ou pelo menos alguns elementos dela.
R, uma menina-mulher que é um misto de Rapunzel e Sansão, possui um grande poder em seus cabelos. Conforme ela vai se descobrindo e mudanças acontecem com ela, seus cabelos também mudam e afetam às pessoas de formas diferentes. Ela tornou-se a rainha da Casa dos Prazeres e lá ela conheceu a amizade, os prazeres do corpo, o poder, a dor, a traição e acima de tudo, o amor verdadeiro.
Juro que tentei fazer um resumo da história, mas não dá. Danilo criou um universo mágico e real que é tão profundo e intenso que não dá para descrever em poucos parágrafos. Por mais que eu tente resumir tudo sem contar spoilers, não vai ser nem um terço do que o leitor vai encontrar durante a leitura. Princesa da Lapa tem diversos elementos fascinantes. Uma história repleta de metáforas, carregada de intensos sentimentos, envolta num clima mágico e descrita num período histórico muito importante para o Brasil. Na verdade, o período em si já tem uma carga emocional muito pesada e mudanças importantes ocorrem em nosso país.
A narrativa é cheia de mistério e quando você acha que tudo está bem, um novo elemento é acrescentado e faz com que o leitor queira ler a próxima página. Você até consegue parar um pouco a sua leitura quando está na parte 1 do livro, mas quando você chega na parte 2… deixe um lancinho ao seu lado, um café e um cobertor porque você só vai largar o livro quando chegar na última página!
Por ser narrado em primeira pessoa, nos aproximamos muito dos personagens, que aliás são muito bem construídos e desenvolvidos. Larissa é uma mulher forte e determinada (característica do autor), Lucas é encantador (o sonho de toda mulher) e Jonas me deixou curiosa.
Essa história mexeu comigo de uma maneira que não estava esperando. Me surpreendi com algumas semelhanças com minha própria história e terminei a leitura com o coração palpitando com um misto de sentimentos. Não consigo expressar minhas emoções com essa leitura, só consigo sentir e indico A Princesa da Lapa pra todos.
Essa foi uma leitura que me despertou diversas emoções: sorri, sofri, chorei, me apaixonei. O leitor é levado a pensar e refletir sobre diversas coisas, inclusive sobre a importância do amor próprio. No decorrer de toda a leitura me senti envolta numa bruma de magia, o verdadeiro clima dos contos de fadas e confesso que escrevendo essa resenha, ainda estou me sentindo assim.
Não pense que essa é mais uma releitura de contos de fadas. É verdade que você consegue identificar algumas princesas nessa história, mas o enredo vai muito além de uma simples releitura. Danilo Barbosa criou uma história rica, real, única e se você gosta de personagens femininas fortes, mistério, emoções à flor da pele e uma história de amor de arrebatar corações, A princesa da Lapa é uma perfeita leitura pra você.