Não Ficção. Um livro para os amantes do quarteto de Liverpool que mudou o cenário musical, que desejam conhecer um pouco mais sobre as histórias por trás das letras das músicas.
Link: Skoob | Comprar: Saraiva – Submarino – Amazon
Resenha
Beatlemania: 1. substantivo feminino 2.(d1963) interesse extremado, preferência intensa e generalizada pela música e pela moda beatle. Seguindo a definição acima (retirada do tio Google), Beatlemaníaco é todo aquele que é apaixonado e super interessado na música e moda Beatle. E sim, quando digo Beatle estou me referindo aos quatro garotos de Liverpool: Paul, John, George e Ringo, os Beatles. Eu, claramente me encaixo na categoria de Beatlemaníaca, e por isso, esse livro me chamou tanto a atenção e o meu amor.
Muito já foi escrito sobre a vida dos beatles, tanto como um conjunto, mas isoladamente também. Muito falando sobre suas músicas, na filosofia por trás delas, e até como a trajetória dos Beatles pode ser usada nos negócios. A verdade é que os Beatles, mesmo tantos anos após o termino da banda, e a morte de dois de seus integrantes, continua sendo um ótimo produto de vendas. Mas como, boa Beatlemaníaca, eu ainda não tinha visto nenhum livro que reunisse imagens gráficas das letras originais das canções da banda.
“Tratando as letras cronologicamente, tentei também contar a história e a evolução da criação da composição. Elas são fruto das vidas dos Beatles, e os sentimentos e emoções deles se refletiam em sua música. Assim, de certo modo, este livro se tornou a história de suas vidas contada por suas músicas.”
Na introdução, o autor nos familiariza com a história dos quatro rapazes, bem como nos narra como foi conseguir não só a autorização necessária para publicar as imagens das letras, bem como, as próprias fotocópias. Muito foi perdido dos manuscritos originais, naquela época, após gravada a música, pouco importava o pedaço de papel que continha as palavras. Foi muito legal saber que o Hunter Davies chegou a conhecer meus ídolos, e fez parte de algumas das composições, esse fato também tornou pelo menos para mim, a leitura bem mais instigante.
Além de nos mostrar imagens dos originais das músicas, ainda vamos conhecendo um pouco da história por trás de algumas das músicas mais famosas. É uma verdadeira viagem no tempo. Me senti ao lado do John e do Paul, enquanto eles compunham minhas músicas favoritas.
A escrita do autor é bem dinâmica, e torna a leitura bastante fluida. E, a editora Planeta caprichou na edição. As páginas são mais grossas que as de livros normais, o que achei fabuloso, o livro fica mais grosso, porém bem mais resistente! Graças a isso, as páginas branca nem me incomodaram. Sem dúvida, esse livro tem que estar na estante de cada amante dos Beatles.