Dicas para antes de se comprar um livro

Então aquela sua leitura maravilhosa e divertida está chegando ao fim e você já quer comprar um livro novo para devorar. Mas, na hora da decidir qual, na frente das muitas estantes da livraria ou na vastidão da internet, pinta aquela dúvida. Para ajudar nesse processo, trazemos abaixo algumas dicas afim de acertar na escolha e não levar para casa algo que irá se arrepender depois.

01 – Escolha um estilo antes – Com um oceano de livros a sua frente, saber um estilo antes de começar sua busca ajudará bastante. Se até o mesmo título tem edições diferentes para se escolher, imagine um estilo, muitas opções aparecerão. E nesse quesito, tente variar, não tenha “preconceito literário”. Claro que sempre temos um estilo preferido, e a tendência será sempre escolher com base nas preferências pessoais. Contudo, variar o estilo irá lhe surpreender. Faça metas para isso. Por exemplo, eu tenho como meta ler pelo menos uma biografia por ano, e sempre me surpreendo após a leitura tendo gostado mais do que imaginava.

02 – Pegue dicas sobre alguns títulos – (essa dica é opcional) Você pode encontrar dicas de leitura aqui no blog ou com amigos. Mas, cuidado, não faça uma lista muito grande, nem muito curta. Chegue com algumas opções recomendadas, e deixe a decisão final por sua conta mesmo. Outros fatores contarão na escolha.

03 – A Capa – O ditado que diz “não julgue o livro pela capa” é verdadeiro, mas, certamente esse é um fator de forte influência. A arte da capa atrai, e acaba nos seduzindo, é normal. O que quero dizer é que, esse não deve ser o fator decisivo, mas, deve ser levado em conta, pois o livro ficará na sua estante. E se a editora tem um capricho especial com a capa, já é um sinal positivo do que encontraremos em outros detalhes. Olhe sim, a capa, a cor das páginas (página branca cansa mais a leitura), a diagramação (tamanho da fonte, disposição dos parágrafos), os detalhes fazem diferença.

04 – A Sinopse – Ler o que vem escrito na contracapa e orelhas do livro o ajudará a entender o conteúdo do livro, e um pouco mais sobre o autor. A sinopse traz de forma bem resumida o que você deve encontrar no interior do livro. Se ela lhe atrair, já é um bom indício de que você gostará do conteúdo. O contrário também pode ser verdadeiro.

two_and_a_half_man

05 – As primeiras páginas são importantes – Costumo ver as pessoas pegando o livro na estante da livraria, abrindo no meio do livro e lendo um trecho. Isso não faz muito sentido para mim. Após analisar as informações externas do livro, vou nas primeiras páginas em busca de mais informações. Vejo a edição e ano do livro, olho o índice (se tiver), e leio o primeiro parágrafo ou mais um pouquinho. E não é raro esse ser exatamente o ponto de decisão sobre levar ou não o livro.

06 – Informações Adicionais – Questões como o nome do autor e editora são importantes? Claro! Um autor conhecido, que você já leu, o deixará mais a vontade com sua escrita, um autor novo será uma descoberta. A editora também trabalha com sua própria linha. Um mesmo título estrangeiro, por exemplo, pode ter uma tradução de um jeito na publicação de uma editora e diferente com outra (sim, os tradutores fazem a diferença). Geralmente as editoras trabalham preferencialmente com um estilo determinado (romance, terror, etc), outras são voltadas a determinadas classe sociais, e por aí vai. Na soma final, essas informações adicionais (autor, editora, tradutor), acabam fazendo a diferença na decisão também.

07 – Preço – O preço pode ser um fator de decisão? Sim. Algumas editoras tem edições econômicas de seus livros, e em alguns casos, um título pode custar o dobro do que outro. Entretanto, essa é uma questão mais pessoal, que deve ser observada de acordo com as possibilidades de cada um. Aqui no Minha Contracapa, após cada resenha, sempre colocamos três links para compra, afim de serem comparados os preços.

Lembre-se que a idéia é trazer bons livros para casa. E a prática sempre ajuda a encontrarmos verdadeiros tesouros da literatura em meio à vasta coleção das livrarias ou internet. Então, aproveite o seu momento da livraria e boas compras!

E você, como escolhe os seus livros? Conte para gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments