Resenha: Primeiro e Único de Emily Giffin

Romance/Drama. Uma história dinâmica e divertida que envolve paixão esportiva, relacionamento familiar e muito romance.

quatro flores

Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos.

Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos e essa situação a obriga a confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos.

A aclamada autora de Questões do Coração e Presentes da Vida criou uma história extraordinária sobre amor e lealdade e sobre uma heroína não convencional que luta para conciliá-los.

Link: Skoob | Comprar: SaraivaSubmarinoAmazon

Resenha

Quem ainda pensa que esportes como o futebol americano não combinam com mulheres, ao ler este livro se convencerá do contrário. Além de entrar com maestria nesse universo esportivo, a autora nos conecta ao universo feminino e nos faz vibrar, sofrer e torcer por Shea e seus dilemas. De fato, a forma como as conexões são feitas no livro demonstram a arte da já aclamada autora. Temos o contexto familiar, a cidade interiorana, uma respeitada faculdade, um esporte que é paixão nacional e uma jovem com suas paixões e conflitos. Tudo isso muito bem amarrado e mostrado com clareza.

Ao comprar o livro pensei que talvez não fosse gostar. Talvez com medo de um conteúdo meloso demais, ou com detalhes excessivos e sem importância, ou por não ter lido nada da autora ainda, não sei dizer bem. Mas, a temática esportiva me animou e comecei a leitura. O capítulo inicial, que acontece em um velório, mostrou-se importante durante toda a leitura, assim como os personagens. E a cada novo capítulo, o enredo vai se desenrolando e elementos novos vão surgindo. Dessa forma, o livro começa a pegar um pique melhor do meio para o final. A partir desse ponto comecei a ficar mais curioso com os acontecimentos e o desenrolar dos fatos. Ponto para a autora.

O livro tem uma leitura fácil, divertida, com alguns mistérios, ação e com predominância no drama e romance. A autora toca em assuntos importantes como, luto, divórcio, violência contra a mulher e corrupção, dentre outros. Contudo, esses assuntos transcorrem de forma natural, sem serem forçados, ou seja, muito bem ligados à trama e aos personagens. A leitura flui bem, não cansando o leitor. A arte e diagramação do livro são excelentes, o que contribui. Ponto para a autora e editora, com um livro muito bom que proporciona agradáveis momentos de entretenimento.

Primeiro e Único traz o desenrolar de um momento decisivo na vida de Shea, a personagem principal. Ela tem que tomar decisões importantes, o que vai mexer com toda a sua vida e daqueles ao seu redor. Essa linha poderia se tornar muito dramática se Shea não fosse uma mulher decidida e corajosa. Tudo acaba se tornando um processo de auto-conhecimento e amadurecimento enquanto ela lida com as situações da vida. Sim, tem uma pegada forte de romance. Shea se apaixona, entra em crise e luta consigo mesma mais de uma vez. O que nos leva a um final surpreendente e empolgante.

Entretanto, surpreendentemente, ao chegar no final ficou um gostinho de quero mais. Toda a trama encerra-se de forma meio abrupta, no jogo da grande final do time da Walker. Apesar de não saber se haverá uma continuação, e parece não precisar, alguns desfechos poderiam ser mais trabalhados. Alguns personagens que são muito marcantes realmente mereciam esse algo a mais. E se estou certo, ao final fica-se subentendido que realmente tudo se tratava do futebol americano (não vou explicar, leia e tire suas conclusões). Aliás, essa temática do esporte realmente é o grande pano de fundo do livro. Se você não gosta de esporte, dificilmente gostará do livro. E se você entende de futebol americano achará desnecessário algumas explicações que a autora dá sobre o jogo (e que achei importante estarem lá).

Logo, Primeiro e único é uma leitura muito boa, que certamente agradará. Está recomendado! Clique em um de nossos links e compre seu exemplar pela internet e boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments