Sinopse:
Agraciado com 4 prêmios na França, entre os quais o Prix Maison de la Presse e o Prix du Roman Populaire, O voo da libélula teve seus direitos vendidos para 25 países e ganhará uma adaptação cinematográfica.
Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.
Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.
Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, Grand-Duc envia o diário das investigações para a sobrevivente Lylie e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.
Após ler o diário, Lylie fica transtornada e desaparece, deixando o caderno com seu irmão, que precisará usar toda a sua inteligência para resolver um mistério cheio de camadas e reviravoltas.
Em O voo da libélula, o leitor é guiado pela escrita do detetive enquanto acompanha a angustiada busca de uma garota por sua identidade.
Link: Skoob | Comprar
Resenha
O que esperar desse excelente romance policial? Prepare-se para uma ficção muito bem escrita, que irá lhe prender do começo ao fim. Sinta-se um grande detetive ao entrar na mente de Crédule Grand-Duc. Acompanhe Marc numa corrida contra o tempo pela França para desvendar o grande mistério da verdadeira identidade de Lyle e salvar uma vida. Vivencie os dramas e tragédias de duas famílias que compartilham o amor pela Libélula. Surpreenda-se com um desfecho totalmente inesperado dessa trama.
Pode parecer um thriller policial clássico, mas, cuidado, o livro vai lhe surpreender. Pois, os personagens vão se revelando lentamente no decorrer da história, e os seus sentimentos e julgamento a respeito deles vão mudando. Aliás, a cada novo capítulo, novas informações são dadas, tudo pode mudar e você vai se perceber tentando conectar cada uma delas para desvendar os mistérios apresentados. Enquanto o clima de suspense, muito movimento e fatos novos vão aparecendo, alguns temas sociais são levemente apresentados pelo autor. Sim, o Voo da Libélula toca em segundo plano em assuntos como, diferenças sociais (riqueza x pobreza), corrupção, incesto, política e drogas.
O livro tem dois “pontos altos”, a meu ver. O primeiro no início da história, quando o autor vai lhe conquistar e lhe prender até o fim. O outro está nos capítulos finais, não exatamente no fim, onde o livro lhe surpreenderá com as últimas revelações. Entretanto, todo o restante é muito envolvente e de tirar o fôlego. O único “ponto baixo”, são para alguns detalhes investigativos que se mostraram sem um propósito específico. Os quais não chegam a ser “pontas soltas”, mas, apenas, detalhes que se mostram sem importância mesmo. Apesar de que, justamente esses detalhes, nos ajudam a entrar no ambiente narrado e na mente do detetive.
Finalmente, fiquei muito feliz com a notícia de que o livro O Voo da Libélula ganhará uma adaptação cinematográfica, pois, é justamente essa sensação que temos, de estarmos dentro de um filme. Uma leitura prazerosa, divertida e envolvente. Super recomendo! Leiam o livro e deixem seus comentários a respeito.