Resenha: Vango – Entre o céu e a terra de Timothée de Fombelle

Thriller Histórico. Vango é um livro absurdamente fantástico, confuso e por ser tão fantasticamente confuso se torna maravilhoso ao ponto de enlouquecer a cabeça do leitor para fazê-lo descobrir os mistérios da vida desse jovem que vive entre o céu e a terra!

5estrelasSalvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês ‘Timothée de Fombelle’. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço.

Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis – como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim.

O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Links: Skoob | Comprar

Resenha

2015-08-13 18.27.23

 

 

Quando a editora Melhoramentos entrou em contato comigo oferecendo esse livro para análise eu não fazia ideia de que iria ficar tão fascinada por essa história. Apesar de ser um thriller para jovens, qualquer pessoa de qualquer idade pode ler ele e se encantar.

Thimotée nos apresenta uma narrativa frenética, cheia de mistérios e muita, mas muita ação. Praticamente damos a volta ao mundo acompanhando a trajetória de cada personagem apresentado e por alguma razão, todos tem algo ligado a Vango. E esse é o grande mistério de tudo. Quem é esse jovem órfão que desconhece completamente seu passado?

O autor me conquistou completamente com esse enredo. Em muitos momentos fiquei confusa. São tantos personagens e locais diferentes que o leitor se perde um pouco. Mas, é justamente essa confusão e loucura que torna a leitura muito, mas muito prazerosa. A ação vai da primeira a última página. É preciso ler com toda atenção para não ficar perdido entre um evento e outro.

Cada um dos personagens acaba se interligando de alguma maneira e todos, sem nenhuma exceção está ligado a Vango. O mistério também está presente do começo ao fim. Estou completamente enlouquecida para saber como vai ser o desfecho dessa trama. Fombelle, não se faz isso com os leitores!

O livro foi dividido em duas partes e estou roendo todas as unhas de ansiedade para desvendar todos os mistérios apresentados no livro. Não bastasse todo o mistério central da trama, o autor me termina o livro com várias situações que deixam o leitor com milhões de perguntas no ar.

Estou completamente encantada por esse livro e não vejo a hora de ler o próximo título que será Vango – um príncipe sem reino.

História, ação, aventura, mistério e romance. Tudo isso e mais um pouco é o que você vai encontrar nessa narrativa!

Booktrailer

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments