Tutorial: Como Participar de Promoções usando o Rafflecopter

Quem acompanha o blog desde o comecinho sabe que o sistema que utilizo para realizar os sorteios é o Rafflecopter. Sei que quem não está familiarizado com essa ferramenta pode ter uma certa dificuldade em preencher o formulário e ficar elegível para participar dos sorteios. Por conta disto, resolvi fazer esse tutorial para auxiliar meus leitores com essa ferramenta. Usarei como modelo a promoção A Filha do Sangue.

Antes de mais nada, o que é Rafflecopter?

O Rafflecopter é uma ferramenta online para gerenciar sorteios. O método utilizado por ele é feito através de pontuações. Sendo assim, isso torna o processo mais justo e prestigia os que mais participam do dia-a-dia do blog.

Como usar?

Quando me deparei a primeira vez com esse sistema me senti perdida e até pensei em desistir de participar da promoção. Achei super complicado quando olhei pra o sistema e não estava entendendo nada porque estava tudo em inglês. Bem, como eu queria muito o prêmio oferecido, fui em busca de um tutorial e vi que o bicho de 7 cabeças tinha apenas uma e era inofensivo. Abaixo explicarei o passo a passo e vocês verão como é fácil de usar!

Primeiro: Conhecendo o sistema

Confira na imagem abaixo os números correspondentes e veja o que são cada um:

01 – Duração do sorteio.
02 – Número de entradas (esse número pode variar e não tem um limite), ou seja, a pontuação total de todos os participantes.
03 – Seu número de entradas / O número total de entradas possíveis no sorteio
04 – O prêmio sorteado.
05 – Local para login

raffle Para fazer o login você pode usar sua conta do facebook ou, se preferir, clique em “Use You Email” para logar com seu nome e e-mail.

Entradas obrigatórias

Para participar do sorteio é necessário preencher as opções obrigatórias. Ao terminar de preencher cada uma delas, as opções extras irão aparecer. Na imagem você verifica quais são as entradas obrigatórias e quantos pontos extras o sorteio oferece:

You can earn 17 more entries today!
Finish these 3 entries to unlock the rest.

raffle2Aqui no Minha Contracapa, sempre utilizo como entradas obrigatórias essas 3 opções: Assinar o feed do blog por e-mail, Curtir a fanpage no facebook e Deixar um comentário na resenha (ou post). Antes de continuar com as explicações sobre o Rafflecopter, quero explicar como preencher corretamente cada uma delas.

1- Assine o feed por e-mail

raffle3 Acredito que essa seja a entrada que o pessoal mais tem dificuldade. Para que você assine o feed do blog (e receba as atualizações por e-mail) basta adicionar seu e-mail no campo “Assinar Blog por Email” na aba lateral e clicar em Assinar (como mostra a imagem abaixo):

contracapaApós fazer isso, vá até a sua caixa de entrada (no e-mail) e confirme a sua assinatura no e-mail que chegou pra você. Caso seja necessário, na tela que abrir para confirmação, crie um cadastro rápido no wordpress.com:

mail Confirme e pronto. Você já estará seguindo o blog. Na tela do Rafflecopter, preencha o e-mail que você usou para se cadastrar no feed no campo “Deixe aqui seu e-mail de assinante” e clique em Enter.

2 – Easy entry for all Minha Contracapa fans on Facebook 

Essa é a opção mais fácil de preencher de todas! Se você já estiver logado no facebook com o rafflecopter, basta CURTIR a página e depois clicar em “I’m a fan!”.

raffle4 3- Comente na Resenha

Esse também é muito simples! Clique no link que está indicando na caixinha do Rafflecopter, deixe um comentário relevante na resenha do livro, volte pra essa página do sorteio e coloque o seu nome exatamente como aparece nos comentários.

raffle5

Entradas Extras

Pronto, preenchendo essas três opções você já estará concorrendo ao sorteio, porém, abrirão opções EXTRAS que te darão mais pontos para concorrer ao sorteio. Lembrando que essas outras entradas são OPCIONAIS e você não tem obrigação de participar, porém, quem não quer ter uma chance a mais? Explicarei como preencher cada uma das entradas 🙂

Raffle61 – Easy entry for all Saída de Emergência fans on Facebook

Essa é a mesma coisa que a opção 2 acima. Basta curtir a fanpage da editora e clicar em I’m a fan!

2 – Follow @thaisaromero on Twitter

Se você usa e tem conta no Twitter, essa opção é para você seguir o twitter do blog. Basta clicar em Follow @thaisaromero, seguir, colocar seu nome do twitter (sem esquecer da @ ) e clicar em “I Follow on Twitter”. Veja a imagem abaixo:

raffle7 3 – Está inscrito no canal do YOUTUBE?

Esse também é simples. se inscreva no canal do youtube do blog e depois adicione seu nome da conta do google. Lembre de adicionar exatamente como aparece quando você está logado no gmail para não ser desclassificado. Depois de colocar seu nome, clique em “Enter”.

raffle8

4 – Follow @SdE_Brasil on Twitter

Seguir o Twitter da editora. Igual ao item 2 acima.

5 – Segue o perfil do blog no INSTAGRAM?

Usa o Instagram? Seja seguidor do perfil do blog no Instagram. Basta acessar o link que está na caixinha, clicar em seguir o perfil, adicionar seu nome de usuário e depois clicar em “Enter”.

raffle9 6 – Tweet about the Giveaway

Essa é uma opção que está liberada diariamente oferecendo pontos extras todos os dias! Para validar essa opção é necessário seguir 3 passos:

raffle106.1 – Primeiro você vai clicar em Tweet para poder dar RT na frase da promoção em seu Twitter como mostra a imagem (Não modifique a frase. Dê o RT exatamente como ela está escrita):

twitter 6.2 – Em seguida, vá em seu twitter e procure a frase tweetada. Clique no tempo de publicação da frase como mostro na imagem para abrir a publicação em uma outra página:

twitter2 6.3 – Na outra página, copie o código URL dela e cole no campo “Paste in the Tweet URL” do seu Rafflecopter como mostram as imagens a seguir. Depois é só clicar em “I Tweeted!”. Essa opção estará disponível 1 vez ao dia até o final do sorteio.

twitter3 raffle117 – Compartilhe a imagem no facebook

Para preencher essa entrada é bem parecido com a opção 6. É importante lembrar que a imagem precisa ser compartilhada em MODO PÚBLICO ou não terei como verificar se realmente ela foi compartilhada!

raffle12 7.1 – Primeiro, clique no link da imagem que mostra na caixinha do Rafflecopter para abrir a imagem a ser compartilhada. Depois, você irá clicar em COMPARTILHAR como faz com imagens no facebook normalmente, se preocupando apenas em observar se ela está sendo compartilhada em modo público.

face 7.2 – Depois de compartilhar a imagem, vá até o seu mural e procure a publicação. Quando encontrar, clique no horário que aparece nela para abrir uma outra página.

face2 7.3 – Na próxima página, copie o código URL e cole na caixa do Rafflecopter como mostram as imagens a seguir e clique em “Enter”:

face3 raffle14

Pronto! Preenchendo todas as entradas você está participando com o número total dos cupons. Se ainda ficou alguma dúvida, deixe aqui um comentário que tentarei responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments