Resenha – Revivente de Ken Grimwood

E se você vivesse sua vida mais uma vez? E mais uma? E mais uma…

ADULTO, FICÇÃO. O tema desse livro me chamou atenção logo de cara. Gosto de ficção e quando envolve assuntos sobrenaturais ou sem explicação plausível, aí que me deixa mesmo curiosa. Algumas coisas me despertam a atenção e a vontade de ler um livro. Primeiro eu me envolvo com a capa e depois disso vou ler a sinopse. Confesso que acabo lendo muitos livros por indicação de amigos também, enfim… Fui atraída pela capa desse livro (não me pergunte o motivo, pois não sei) e a sinopse me conquistou. Li o livro e estou aqui fazendo a resenha do mesmo pra vocês. 🙂

Links: Skoob | Comprar

Teria ele, então, se livrado da morte ou somente dado uma tapeada? Em algum futuro alternativo, seu corpo sem vida estaria jazendo em um necrotério de Nova York, sendo fatiado e dissecado pelo bisturi de um médico-legista? p.17

Jeff Winston é o personagem principal de Revivente. Ele é um jornalista de rádio de 43 anos preso a um casamento fracassado e a um emprego totalmente sem futuro. Um belo dia, no ano de 1988, sentado em sua mesa no escritório ele sentiu uma forte dor no peito e morreu instantaneamente. Quase que imediatamente, acorda no ano de 1963, com 18 anos, em seu quarto da época de faculdade, lembrando-se perfeitamente de tudo o que aconteceu.

Totalmente desnorteado e sem entender o que está acontecendo, a única coisa que ele sabe são os fatos de sua vida e do mundo que se repetirão, inclusive o dia exato de sua morte. Muitas dúvidas surgem em sua mente e a primeira pergunta que ele faz é: o que deve fazer com essa “nova” vida? Será que deve cometer os mesmos erros ou fazer tudo diferente? Deixar que os grandes desastres da história aconteçam ou tentar interferir?

Acompanhamos as sucessivas “vidas” e escolhas que Jeff toma no curso de cada uma. Ele é um personagem cativante. Esta surpreendente e premiada obra, que foi inclusive inspiração para o filme Feitiço do Tempo (Groundhog Day), é uma aventura emocionante que desafia os limites do tempo.

E o que diabos então ele faria agora? Jogaria conforme o jogo? Mais carícias inadequadas com a lourinha inocente de outra época que nunca tinha ouvido falar de anticoncepcional? Voltar às aulas e às discussões adolescentes e aos bailes da primavera como se tudo aquilo fosse novo para ele? Memorizar tabelas de estatística que ele já tinha esquecido fazia tempo e para as quais nunca tinha visto utilidade, só para ser aprovado novamente em Introdução à Sociologia? p. 37

Ficha Técnica

reviventeTítulo: Revivente
Título Original: Replay: What If You Could Live Your Life Over Again? And Again? And Again?
Autor: Ken Grimwood
Tradução: Rodrigo Seabra
Editora: Editora Gutenberg
Área temática: Adulto, Ficção
Acabamento : Flexível
Edição : 1 / 2014
Idioma : Português
Número de Paginas : 320

Links: Skoob | Comprar

Resenha

Antes de mais nada quero dizer que esse livro é deveras interessante, com personagens cativantes e uma leitura muito agradável.

Editora Gutenberg me enviou o livro para que eu pudesse ler e fazer a resenha do mesmo e aqui estou eu resenhando. Confesso que achei o início do livro um pouco monótono e até meio clichê. Bem, se eu tivesse morrido e voltado aos meus 18 anos com plena consciência de tudo e lembrando de todos os fatos históricos que aconteceram no mundo, obviamente teria feito a mesma coisa que Jeff fez. Mas, resolvi seguir em frente com a leitura e me surpreendi. Nos capítulos que se seguiram me vi envolvida com o personagem, com a história e com a leitura de tal ponto que comecei a sentir uma dó muito grande de Jeff.

A leitura foi seguindo de maneira muito agradável e senti as alegrias com as conquistas e as dores com todas as perdas vividas por Jeff ao longo de suas muitas vidas, juntamente com ele. Diante das escolhas do personagem, a trama vai mostrando as consequências de cada uma, seja benéfica ou não. Acabei muitas vezes pensando o seguinte: será que eu queria mesmo ter essa oportunidade de fazer as coisas diferentes? Será que eu faria o mesmo que ele fez e teria a mesma reação que ele teve diante das situações apresentadas? Só sei que não foi fácil pra ele.

Apesar do personagem principal ser Jeff Winston, conhecemos outra personagem que também está vivendo o “replay“. Ela se chama Pamela e juntamente com Jeff nos cativa e nos emociona a cada página lida. Ambos são personagens fortes e marcantes, que me cativaram e torci por eles até o último momento. Por falar em último momento, o final do livro foi totalmente inesperado. Eu estava criando várias teorias para o que iria acontecer no final, mas não foi nada daquilo que eu esperava. Foi surpreendente!

O livro foi escrito em 1988, mas é bem atual. Ele ganhou vários prêmios e o autor começou a escrever uma continuação de Replay, porém faleceu de um ataque cardíaco antes de terminar a obra. É uma pena, pois eu queria conhecer a história de Peter. Ah, não se preocupe que temos um final da trama de Jeff. O livro está mais do que recomendado se você gosta de ficção. Eu gostei bastante e me diverti muito com essa leitura.

Jeff Winston vislumbrou sem esperança o túnel vermelho-alaranjado formado pelos olmos que o conduziram àquele gramado cheio de promessas e realizações, e então morreu. p. 91

O que você faria se pudesse viver a mesma vida novamente?

[important]Minha Nota: 9,0[/important]

Links: Skoob | Comprar

Conclusão

Um livro que começou um pouco monótono e sem graça pra mim, mas terminou de uma maneira que eu não esperava. A leitura foi bem interessante, não foi cansativa e a única coisa que me deixou triste é que o autor faleceu antes de concluir a continuação de “Replay”. Livro mais do que recomendado para quem gosta de ficção científica. Um livro inteligente e instigante que nos leva a pensar o rumo que damos às nossas vidas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments