Uma rede social para leitores? Sim, o Skoob!

skoob1

Para quem gosta de livros, ler é algo bem prazeroso. E encontrar pessoas que leram os mesmos livros que você? Tem coisa melhor do que conversar sobre o personagem preferido, ou como você se sentiu com determinado acontecimento da história? Não, né?! Você sabia que existe uma rede social só para leitores? Ela se chama Skoob!

O Skoob não é uma simples rede social, ela é “A Rede Social”! Fui apresentada a ela tem um mês mais ou menos e me encantei com as funções existentes nela. Apesar de existir desde 2009, a rede não é muito conhecida, então resolvi falar um pouquinho sobre ela para que meus queridos leitores possam tirar proveito dessa ótima ferramenta.

Antes, uma curiosidade: a rede social é brasileira e eu não tinha me atentado para o significado do nome dela até um amigo meu, o Bronson, me perguntar se eu tinha entendido o que significava Skoob. Se vocês prestarem atenção, Skoob é Books ao contrário,  palavra em inglês que significa Livros! Genial o trocadilho ^^. Mas vamos ao que interessa.

Como funciona?

Primeiro você precisa fazer um cadastro. E para isso, pode se cadastrar usando seu perfil no facebook ou manualmente. Você pode adicionar amigos, segui-los, ser seguido e mandar recados. O básico de toda rede social. Mas, não foi isso que me chamou atenção e que fez o diferencial.

skoob

O Skoob serve como uma estante virtual. Você pode adicionar todos os livros que você já leu, os que está lendo, os que você deseja ler, os que leu e abandonou e os que estiver relendo. Além disso poderá fazer resenha dos livros e ela ficará visível na página do mesmo para todos que fazem parte do Skoob ter acesso.

skoob2Com uma imensidão de livros cadastrados, editoras e autores, se você tiver dúvidas a respeito do livro, basta dar uma conferida na opinião dos leitores antes de compra-lo. Use e abuse dessa ferramenta e deixe sua opinião também ao terminar de ler. Ah, não esqueça de classificar o livro clicando nas estrelinhas.

Uma outra coisa que achei muito bacana no Skoob foi o Histórico de Progresso de Leitura. Ao adicionar um livro à sua estante pessoal, você pode adicionar informações a ele e uma dessas informações são os históricos. Você pode ir adicionando lembretes e marcando em qual página está do livro e ela te mostra o progresso de sua leitura. Gostei muito e tem me ajudado a preparar minhas resenhas.

skoob3Sendo um usuário Plus você pode fazer trocas de livros. Calma, você não  precisa pagar para sua conta se tornar Plus, basta fazer o upgrade dela sem custos. Basta pesquisar os livros que você quer trocar e aparecerá a quantidade disponível e quem está trocando. Agora, cuidado que aqui entra a questão da confiança no usuário que está fazendo a troca com você. O bom é que você pode ver a qualificação dos usuários em relação às trocas, comentários sobre ele e pode acompanhar todo o processo de troca.

reputacao-skoob Trocas-skoob

Existe uma outra funcionalidade muito bacana e que estou explorando bem. É a Meta de Leitura. Se você reparar bem na minha lista, tem 16 livros adicionados, isso porque não adicionei ainda todos os que tenho aqui para ler!

skoob4Basta adicionar os livros que você estipulou como meta para leitura e conforme for lendo, sua barra de progresso informará como está indo a sua meta. Vai aparecer quantos livros já foram lidos, quantos faltam e qual a velocidade de páginas lidas por dia. Achei muito bacana!

Está pensando que terminou por aí? Está muito enganado querido leitor!

Existe uma aba (que adoro) chamada Cortesias. Nessa aba mágica, estão todos os livros disponibilizados para sorteio pelas editoras. Sim, essa listinha é atualizada constantemente com os lançamentos e você pode ser um sortudo ganhador de um dos sorteios, ou de vários se tiver muita sorte.

skoob5

Mas, se assim como eu, você não ganhar em sorteio nenhum, poderá usar a Loja do Skoob e comprar os livros que você deseja. Basta acessar a página do livro e clicar no botão Comprar.

skoob6Espero que tenham gostado e quem quiser me seguir por lá fique a vontade. Basta clicar aqui e acessar o meu perfil.

Ah, o site ainda não possui um aplicativo, mas nada que atrapalhe seu bom funcionamento. Nos vemos por lá!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments