Edição Econômica vs Edição Normal de livros, quais as diferenças?

DSC00383

Olá pessoal, tudo bem?

Eu assumo. Me tornei uma compradora compulsiva de livros. E como compradora compulsiva, gosto de aproveitar as promoções dos sites/livrarias que costumo comprar. Porém, ao ver as inúmeras e tentadoras ofertas, em alguns exemplares tem uma observação: Edição Econômica e daí surge a dúvida…

Qual a diferença da Edição Econômica para a Normal?

Até pouco tempo eu achava que a econômica seriam livros resumidos e ficava com medo de comprá-los. Ledo engano, então resolvi pesquisar e descobri que essa era uma dúvida de muitas pessoas.

Em primeiro lugar a edição econômica NÃO torna um livro reduzido (Ufa!), porém existem algumas diferenças que divide a opinião dos leitores/colecionadores a respeito de ter ou não livros desse tipo.

1 – A Folha

Nos exemplares comuns geralmente as folhas são amareladas e na econômica são brancas. Até aí problema nenhum. Porém, as folhas são mais finas (econômica) e é aí que mora o problema. Alguns leitores não gostam porque elas ficam um pouco transparentes dando pra ver o sombreado das letras da outra página e isso pode dificultar um pouco a leitura.

Obs.: Livros originais podem vir com folhas brancas. Nada impede isso! ^^

2 – A Capa

Nos livros de edições comuns geralmente as capas são foscas e algumas vem com relevos, já nas econômicas as capas são brilhosas e não tem relevo. Além disso, elas são um pouco mais finas. Há quem diga que são melhores para a conservação do livro, porém nisso também há controvérsia.

3 – Orelhas

Quem não gosta das orelhas nos livros? Eu particularmente adoro! Sempre tem uma informaçãozinha a mais nelas e algumas pessoas as usam como marcadores de páginas (acho isso um crime, mas tudo bem). Nas edições comuns os livros possuem orelhas, nas edições econômicas infelizmente não.

4 – Diagramação

Margem, tipo de letra, tamanho da fonte… Nas edições comuns a diagramação é a original, já na econômica a diagramação pode mudar. Em alguns casos há alteração no espaço da margem, no tamanho da fonte, etc., fazendo com que a quantidade de páginas mude em relação ao original, porém o conteúdo é o mesmo.

Conclusão

Dito isso, vale ressaltar que o conteúdo do livro é o mesmo e as mudanças são apenas estéticas.

A vantagem se se comprar um livro na sua versão econômica está no preço. Eles são mais baratos, mas será que vale a pena? Bem, isso é uma opinião bem pessoal e cabe a cada um julgar se tem ou não problema com essas pequenas grandes diferenças.

Não posso dar uma opinião sobre isso, pois não tenho nenhuma versão econômica para comparar com minha coleção, mas uma coisa eu posso comentar com vocês. Se ambas opções são diferentes, você é “cri cri” com sua coleção e gosta que tudo esteja no mesmo padrão, cuidado ao comprar os livros. Observe se ele é a versão comum ou a econômica na hora de comprar (no caso de coleções) para não ter diferença quando for colocá-los em sua estante.

Li alguns textos de pessoas falando sobre compra de livros na Avon. Geralmente as versões de lá são as econômicas e dizem que a empresa costuma colocar apenas os 2 primeiros exemplares de uma determinada coleção e depois não coloca os outros livros a venda. Então, fique atento e tenha cuidado.

Espero que esse post tenha ajudado a tirar suas dúvidas. E você o que acha a respeito do tema? Tem algum problema com as versões econômicas?

Fonte da imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments