Resenha: Mistérios da Bússola Azul de Claudia Pucci Abrahão

Fantasia. Mistérios da Bússola Azul é o primeiro livro de uma possível trilogia. Ele é cheio de emoção, ação, um mistério delicioso e um pouco da história real (e cruel) de muitas comunidades que já sofreram bastante nas mãos dos gananciosos.

Tomada por um sonho lúcido, Marina acordou com a suave lembrança de um tempo quando tudo era vivo. Quando o futuro que se imaginou não se realiza, só há uma saída – uma carta de demissão. A partir dessa decisão, ela começa a ver um círculo azulado, convocando-a para retornar à Comunidade de Rio das Pinhas, onde há dez anos conhecera a luta dos moradores contra a construção de uma usina. Sua viagem traz à tona muito mais que memórias: Instigada por sucessivos desaparecimentos e um amor que pensava haver deixado na floresta, Nina descortina o portal para outras realidades jamais sonhadas e descobre que seu verdadeiro propósito está entrelaçado à história de muita gente. Uma aventura repleta de aprendizados e desafios, mestres e antagonistas, onde Nina é convocada a perceber e viver outras camadas do universo. Mas para isso, deverá fazer uma única entrega: abrir mão de uma visão única da realidade e confiar na magia do Grande Mistério.

Link: Skoob | Comprar: AmazonCatarse

Resenha

Ah, o mundo fantástico! Um mundo com tantas possibilidades… Eu sou apaixonada por fantasia e quando ela tem uma pitadinha de ficção científica a coisa fica ainda melhor.

Mistérios da Bússola Azul é daqueles livros de fantasia que misturam o fantástico com a realidade e a junção é tão perfeita que ficamos na dúvida se aquele universo é realmente imaginário ou se ele é real. Na verdade, ele nos deixa com aquele gostinho de: “como seria bom se isso tudo fosse de verdade!”. Pensando bem, não consigo mais definir se ele é só fruto da imaginação da autora mesmo… As coisas são tão palpáveis que poderiam estar em nosso quintal, bastando só abrir “os olhos da mente” para conseguir enxergar.

Acompanhamos Marina, uma jornalista que luta contra as grandes empresas que não estão nem aí se os seus projetos vão destruir o meio ambiente ou a população que vive no local. 10 anos atrás ela atuou contra a construção de uma usina hidrelétrica em Rio das Pinhas e esse ato trouxe graves consequências que marcou para sempre sua vida. Após um sonho muito lúcido e instigada pela lembrança desse passado, ela resolveu pedir demissão de seu trabalho para sentir-se viva novamente. Como todo ato tem suas consequências, após cair de um cavalo, Marina começou a ver um círculo azulado e um desejo de voltar à Comunidade de Rio das Pinhas a dominou.

Sua aventura começa justamente nessa comunidade. Rio das Pinhas é um misto de sentimentos para Nina, ao mesmo tempo que sente uma dor no coração, ela recorda momentos inesquecíveis ao lado de um amor que acreditava ter perdido. Pessoas começam a desaparecer e o espírito investigativo de Nina a faz ficar presa dentro de um tronco ao lado de Madalene (uma moça que apareceu em seu caminho), no meio da floresta, esperando uma tempestade de raios passar. É assim que ela atravessa um portal sem nem saber o que estava fazendo…

Isso é só o começo de uma aventura que o leitor não faz a menor ideia que irá encontrar nas 456 páginas do livro. Tanta coisa acontece e tantos personagens maravilhosos aparecem que ficamos completamente inseridos na história, sem conseguir desgrudar um só momento da leitura. 

A narrativa rica é tão fluida que nem percebemos o tempo passar. A escrita da autora é poética, cheia de sentimentos que transbordam em palavras, nos aproximando de cada um dos personagens. Sentimos confusão, medo, amor e acompanhamos o nascer lindo de uma amizade verdadeira e duradoura.

Os personagens são muito bem construídos. Me apaixonei por Hamadeus, Dona Catarina e Madalena. Eles formam um grupo que se completa, presenteando o leitor com momentos tocantes, divertidos e assustadores.

Mistérios da Bússola Azul é o primeiro livro de uma possível trilogia. Ele é cheio de emoção, ação, um mistério delicioso e um pouco da história real (e cruel) de muitas comunidades que já sofreram bastante nas mãos dos gananciosos. A gente ri, chora, se emociona e torce muito para tudo dar certo na vida desses personagens. Apesar da história ter um “final”, terminei o livro desesperada pela continuação. 

Super recomendo a leitura para quem gosta de fantasia. E sabe o que é mais legal disso tudo? Esse livraço foi escrito por uma autora nacional! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments