Vida de Blogueiro | Criando um blog sobre Literatura

Por Alan Medeiros

Dicas para criar um blog sobre literatura

A Literatura é um tema fascinante que possibilita várias abordagens. Por isso, um blog sobre esse tema rende muitas postagens. Quer fazer resenhas sobre livros? Crie um blog. Quer trazer notícias e lançamentos referentes ao mercado literário? Faça isso em um blog.

E não custa lembrar também que se você se arrisca a produzir literatura, um blog pode ser um espaço muito interessante de divulgação, afinal, ele alcança vários públicos e também é interativo.

Por meio de um blog você pode segmentar o assunto escolhido. Um exemplo disso é que o seu blog for voltado apenas para divulgar lançamentos da literatura nacional, ou quem sabe pode ser um espaço apenas com textos sobre os grandes clássicos.

Há também a possibilidade de ser dedicado apenas para um gênero literário específico, tais como o terror, ou o policial, infanto-juvenil, ficção científica e por aí vai. Ou seja, alternativas não faltam.

A criação de um blog sobre literatura

Se opções de como abordar a literatura em um blog são variadas, também não há grandes segredos quando o assunto é criar esse blog. Sendo assim o primeiro passo para o seu projeto é encontrar um bom nome de domínio.

O domínio é importante porque ele é o endereço do seu espaço na web. Por isso, se você tem um projeto na internet e procura ter mais presença online com ele, o domínio geralmente é o primeiro contato com o seu público.

Enfim, é ao digitar o domínio que a sua audiência vai encontrar o seu blog de literatura. Sendo assim, é importante que o domínio escolhido por você seja de fácil assimilação e memorização, curto e sem números e hífen.

Preste atenção também na importância da extensão do seu domínio. A extensão (também conhecida como TLD) são aquelas três letras que aparecem após o nome. Em muitos casos elas podem ser “.com”, em outras situações pode ser “.net”, “.gov” ou outras opções.

No seu caso, que é um blog pessoal sobre um tema específico, ou seja, literatura, a extensão escolhida por ser a “me.”

Além disso, lembre-se que em se tratando de domínio você pode fazer o registro por meio da sua empresa de hospedagem de site.

A importância da hospedagem de sites

E falando em hospedagem de site, ela também é muito importante para o êxito do seu blog de literatura.

Aqui vale um lembrete: hospedagem de site é diferente de domínio. Se o domínio é o endereço do seu blog na internet, a hospedagem é onde está o seu endereço, ou seja, é a casa onde está hospedado o seu blog.

Existem tipos diferentes de hospedagem destinados para diferentes tipos de projetos. A hospedagem VPS e a Cloud são indicadas para aqueles sites maiores e que possuem um alto índice de tráfego. Alguns exemplos são lojas online e portais de notícia.

No caso do seu blog de literatura, uma hospedagem compartilhada pode ser uma boa opção de início. Ao contar com um serviço desse tipo o seu site vai dividir os recursos com outros sites em um servidor.

E se o seu blog é feito na plataforma WordPress, não custa lembrar que o serviço de web hosting escolhido pode ser a hospedagem WordPress, que possui todos os recursos compatíveis com essa plataforma.

A plataforma ideal para o seu blog

E já que tocamos no assunto da plataforma, a escolha dela faz toda a diferença para que o seu blog de literatura tenha os recursos necessários para garantir boas postagens.

A plataforma que está sempre nos holofotes quando o tema é criação de sites e blogs é o WorPress. A preferência não é mero acaso, pois após ser criada em 2003, essa plataforma foi sendo aperfeiçoada, adquirindo plugins e templates capazes de melhorarem muito o desempenho do seu blog.

Os plugins consistem em softwares que podem ser instalados ou desinstalados por você mesmo. Sendo assim, há plugins feitos para otimizar imagens e até plugins como o Yoast SEO, que auxilia você a gerenciar o uso das palavras-chaves.

Outra vantagem do WordPress é o fato dele ser um sistema de gerenciamento intuitivo. Portanto, com ele você não precisa dominar técnicas complexas de linguagem de programação, pois o WordPress é fácil de instalar e personalizar.

Mas lembre-se que não é só de WordPress que é possível fazer um bom blog. Atualmente outras plataformas, como o Joomla! e o Drupal também possuem recursos vantajosos para um projeto na web.

E diante do seu blog já concluído falta apenas um aspecto que é de suma importância: a divulgação.

Assim como um livro só é importante quando é lido, o mesmo vale para um blog sobre literatura. Por isso, para que o gráfico que mostra a quantidade de visitantes esteja sempre em alta, lembre-se de divulgar o seu trabalho.

Tenha um cronograma de postagens, pesquise as técnicas de SEO e utilize as redes sociais, e se possível até, utilize também um canal de vídeos no Youtube.

Conclusão

Conteúdos de qualidade merecem destaque na internet e literatura é um tema que deve receber toda a atenção.

Por isso, siga as nossas dicas e transforme a ideia de um blog em algo ao alcance de vários leitores. Informação valiosa, assim como bons livros, devem ser compartilhados.

Sobre o Autor

Alan Medeiros é escritor na prable.org e apaixonado por tecnologia.

Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e viagens.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: