Vida de Escritor | Crie um Site

Começar algo nem sempre é fácil. As vezes ficamos meio perdidos, sem saber o que fazer, qual direção seguir e qual o primeiro passo a dar, quando iniciamos um projeto novo. Já passei por isso algumas vezes nessa vida, primeiro quando resolvi virar blogueira e agora como escritora também.

Tenho conversado com alguns amigos, que resolveram se aventurar no mundo da escrita e algumas dúvidas surgem em nossas conversas. São muitas perguntas, muitas dúvidas… Uma delas é: Qual o melhor caminho para o escritor apresentar seu trabalho?

Bem, existem várias formas de construir uma identidade e uma delas (a que julgo ser uma das mais importantes), é ter um espaço reservado à isso. Recomendo a criação de um blog ou um site. Dessa maneira, você pode centralizar em um único lugar os seus trabalhos e assim, seus leitores terão acesso à tudo o que você escrever.

Nesse post, vou dar algumas dicas para vocês criarem um blog ou um site; um guia básico, apenas com algumas dicas, porém, recomendo que você acesse esse guia completo para aprender a como criar seu site de maneira mais profissional.

Um blog ou um site?

Antes de mais nada, você precisa decidir se prefere criar um blog ou um site. Mas, qual a diferença entre eles?

Site: geralmente o site é algo mais estático. Ele pode ser institucional, para divulgar atividades, compromissos, informações sobre seus livros, biografia do autor, contatos e agenda. É algo para uma apresentação do autor e que não precisa ser alimentado com matérias constantemente.

Blog: O blog é algo mais pessoal. Além das informações dos seus livros, você pode interagir com seus leitores, publicar textos, recados, coisas do seu dia-a-dia, informações em primeira mão, etc. É uma forma de você ficar mais próximo ao seu público.

Definido o que você quer, agora vem a parte mais importante: a criação.

Criando o blog/site

Existem plataformas que disponibilizam gratuitamente a criação de blogs? Sim, existem. Tem o wordpress e o blogger que fornecem esse serviço, porém, são serviços bem limitados e você não pode mexer em praticamente nada. Se quiser liberdade para deixar seu cantinho com a sua cara, é importante seguir os passos abaixo.

  1. Defina o objetivo do seu projeto: Já falamos sobre isso acima (escolha se quer um site ou um blog)
  2. Crie um Sitegrama: Sitegrama é a estrutura do seu site, que vai te ajudar a visualizar como será o seu projeto. Confira um exemplo aqui.
  3. Escolha a Plataforma: 1 – CMS (WordPress, Joomla ou Drupal): a plataforma mais usada é o WordPress; 2 – Utilizando um construtor de sites; 3 – Criar um site do início: com código HTML e CSS.
  4. Escolhendo uma Hospedagem e Domínio: Para conseguir publicar seu site na internet, você precisa de uma Hospedagem de sites, e para dar um endereço acessível ao seu site você precisa conseguir um domínio.
    1. Hospedagem: Um bom provedor de serviços de hospedagem ajudará a garantir que seu site atenda os padrões desejados de qualidade, eficiência e disponibilidade. É importante escolher um local confiável, que tenha um bom serviço e um bom suporte. E é preciso ter em mente que você vai pagar mensalidade pelo host.
    2. Domínio: é o nome de seu Site. É o endereço que você digita no navegador para entrar na página. Como escritor, recomendo que você use seu nome de autor, afinal, você quer construir a sua identidade e deixar fácil o acesso de seus fãs. Geralmente os hosts que oferecem hospedagem, oferecem também o serviço de criação de domínio, eu criei os meus através do Registro Br (O site cria apenas o domínio).
  5. Crie o site/blog: de acordo com a plataforma escolhida, você terá algumas opções para a criação de seu site. Veja um tutorial completo aqui.

Com seu cantinho pronto, agora é só alimentar com conteúdos e divulgar para seus leitores, usando as redes sociais como aliado.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments