Mês do Orgulho Nerd e O Dia da Toalha

O mês de maio é um mês muito importante para nós, nerds de plantão e amantes da ficção científica. Dia 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como o Dia da Toalha. Vamos entender o que isso significa e o porquê desse post?

Se você é fã de Star Wars, Douglas Adams e tudo relacionado a esse universo geek, maio é o seu mês!

nao-entre-em-panico-copy2

Dia da Toalha

Sim, estamos falando realmente de uma toalha normal… aquela que você usa para tomar banho. Não, não estamos ficando loucos!

O Dia da Toalha é uma homenagem a Douglas Adams, escritor e roteirista que criou a “trilogia de cindo”, que é um dos maiores livros de ficção científica: O Guia do Mochileiro das Galáxias. 

110092217_1GGEsse dia foi criado por um fã de Douglas Adams, para homenageá-lo após sua morte, no dia  11 de maio de 2001.  A ideia começou a se espalhar e, em 25 de maio de 2001, aconteceu o primeiro Dia da Toalha. Por toda a web, pessoas fizeram homenagens com fotos, vídeos e montagens que remetessem à obra de Douglas Adams.

Para quem leu O Guia, esse nome faz todo sentido, mas para quem não leu ou está caindo de paraquedas aqui, o nome se originou do primeiro livro, onde Adams nos alerta sobre a importância da toalha em nossas vidas. Aliás, esse é um item indispensável para uma viagem intergalática!

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; (…) pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo (…) Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. (…) se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito”

Você pode conferir toda a descrição dos benefícios da toalha (e são muitos) no capítulo 3 do Guia do Mochileiro. Se você ainda não tem sua trilogia de cinco, aproveite para comprar no mês promocional da Amazon clicando aqui.

Star Wars Day e Dia do Orgulho Nerd

Em 25 de maio de 2007 foi instituído pela prefeitura de Los Angeles o Star Wars Day para comemorar os 30 anos do lançamento da obra de George Lucas: Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, lançado em 25 de maio de 1977.

Aproveite para completar sua coleção dos livros de Star Wars. Os livros da editora Aleph estão com até 60% de desconto até dia 7. Clique aqui e confira.

Pac-Man1

O Dia do Orgulho Nerd começou em 25 de maio de 2006, em Madrid, quando vários blogueiros e nerds se uniram para jogar uma grande partida “humana” de Pac Man, para promover e difundir a cultura nerd.

Na ocasião, eles criaram um manifesto (em tom de brincadeira) com direitos e responsabilidades básicas dos nerds/geeks que vão desde “O direito de dominar o mundo” ao “Dever de tentar ser mais nerd do que qualquer um“.

Evento em Maceió

18300820_1486383884747392_881865711170525107_n

E agora que você já entendeu a importância desse mês e todo o significado de uma toalha, está na hora de fazer um convite!

No próximo dia 20/05 vai acontecer em várias cidades do Brasil um evento muito nerd promovido pela editora Arqueiro e é claro que Maceió não vai ficar de fora. Eu, Carol Teles e Felipe Miranda, esperamos por vocês na Livraria Leitura do Parque Shopping Maceió às 15h para batermos um papo sobre livros fantásticos e de ficção científica da editora.

Prepare a sua toalha, se inscreva na página do evento e venha passar uma tarde muito divertida com a gente! Como sempre teremos muitos brindes e brincadeiras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments