LOG #1525 de B. Demetrius | Primeiras Impressões

Ficção científica é um gênero literário desenvolvido no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. A ação pode girar em torno de um grande leque de possibilidades como: viagem espacial, viagem no tempo, mais rápido que a luz, universos paralelos e vida extraterrestre. Em inglês o termo ficção científica é as vezes abreviado para sci-fi ou SF. Em português é abreviado para FC.

A ficção científica muitas vezes explora as potenciais consequências de inovações científicas e outras, e tem sido chamada de uma “literatura das ideias”.

Por que estou dando essa explicação sobre sci-fi? Porque falarei um pouco sobre um livro que recebi e está inserido nesse gênero. Aliás, um gênero que é pouco comum aqui no Brasil e que precisa urgentemente ser explorado!

Log #1525Título: LOG #1525
Autor: B. Demetrius
Ano: 2017
Editora: Chiado

Log #1620 C

Se você está lendo isso é porque provavelmente este maldito cubo de gelo gigante me venceu.

Ou pior! Virei motivo para as masturbações mentais dos burocratas da companhia. Merda!
O treinamento especial na Amazônia, os anos na “geladeira” nos confins do sistema solar, minha ex-mulher – nada me preparou para isso. Nada!

Acordei sob os destroços de um pod de sobrevivência, em um planeta gelado e escuro. Estou com uma puta ressaca de hipersono, um gosto horrível de metal na boca e essa desgraça de implante cibernético na minha cabeça não para de falar! É a mesma coisa que ter uma velha com Alzheimer com acesso garantido aos meus pensamentos.

Trabalho fácil, pagamento gordo e um contrato com letras bem miúdas. Claro que eu iria me ferrar, claro! Droga, tudo que eu queria agora era um café…

 

Primeiras Impressões

Se tem algo que não costumo fazer é publicar “primeiras impressões” de livro, série, ou de qualquer coisa nessa vida. Não faço… minha curiosidade não permite. Se existe um ser curioso ao extremo nesse mundo, esse ser sou eu. Você deve estar agora me perguntando o porquê de eu estar fazendo isso agora, certo? Calma que irei explicar.

Bom, sou uma completa apaixonada por ficção científica e aqui no Brasil esse gênero é carente. Poucos são os autores que se aventuram nesses mares (ou universos paralelos) e quando me deparo com alguma obra sci-fi, é claro que eu quero logo ler. A oportunidade surgiu com o livro LOG #1525 do B. Demetrius.

LOG #1525 é o romance de estreia do autor, que resolveu se aventurar nesse gênero não muito tradicional aqui na terrinha. Enquanto meu livro não chega para análise, Demetrius me disponibilizou as primeiras páginas da obra e me pediu para ler e contar quais foram as minhas primeiras impressões sobre ele, então… eis-me aqui fazendo o post!

Narrado em primeira pessoa, em forma de diário, acompanhamos  “Major”, um ex-fuzileiro colonial, que desperta em um planeta congelado, sem luz e   que conta apenas com um microchip de inteligência artificial que foi implantado em sua cabeça. Completamente sozinho, esperando que seu tempo de treinamento sirva de algo, nosso protagonista-narrador nos leva a enfrentar seus medos, problemas, angustias e desespero em sua busca por uma forma de escapar desse local desconhecido.

Nas poucas páginas lidas, pude perceber que o clima do livro é envolto num mistério total. Também pude sentir que a tensão, o desespero, as situações extremas, os perigos… são coisas que estão presentes da primeira à última folha e é quase impossível parar de ler.

O autor tem uma escrita muito envolvente, que prende o leitor. É difícil querer largar o livro e a forma como o texto foi estruturado, torna a leitura muito fluida. Por ser fã do universo geek, existe uma promessa de muitas referências no decorrer da leitura.

Não vou falar muita coisa nesse texto, pois quero fazer uma resenha mais completa quando terminar de ler o livro, mas posso garantir a vocês que estou completamente desesperada pra que meu exemplar chegue logo, pois só essas poucas páginas lidas já foram o suficiente para me deixar extremamente curiosa a respeito do Major e dessa história!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments