Removendo cheiro de mofo dos livros

Quem acompanha meus vídeos e Instagram, sabe que tenho uma pequena biblioteca pessoal com quase 500 livros (até o momento) e para manter esses livros conservados é necessário tomar alguns cuidados. O mofo (ou bolor) é um grande perigo para os nossos livros, mas calma, se o seu livro está com esse cheiro característico, tem como removê-lo. E é exatamente sobre isso que falaremos a seguir.

Não sou bibliotecária, então desconheço muitas técnicas, mas tenho uma amiga que é e sempre pego dicas com ela. Aliás, a dica de hoje é dela! Para aqueles que costumam comprar livros em sebos, geralmente os livros vem com aquele cheirinho de mofo, certo? Ou, se por algum motivo, o seu livro ficou úmido e o fungo acabou invadindo, não se desespere que retirar esse cheiro tem um processo bem simples e o grande herói aqui é o Bicarbonato!

Pasmem! Bicarbonato de Sódio também serve para fazer uma bela higienização no seu livro e deixar ele sem aquele cheiro bolorento (que faz meu nariz quase cair de tanto coçar).

Vale lembrar que o sol é um grande aliado  para tirar esse cheiro. Mas cuidado, deixar o livro diretamente no sol por muito tempo pode deixar ele com as páginas amareladas. Você vai precisar de:

  • Bicarbonato de Sódio
  • Sacola Plástica

Confira um passo a passo clicando aqui e veja como usar o bicarbonato nos seus livros para retirar o cheiro de mofo. Se ficar com alguma dúvida, deixe nos comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments