Outlander: Série de TV vs Livros, qual o melhor?

Quem é leitor há de concordar comigo que existe uma “regra geral” que diz: o livro sempre é melhor que o filme (ou série), mas será que isso é válido para todas as adaptações literárias? Será que essa regra se encaixa em Outlander?

Que os livros são fantásticos, maravilhosos, mega interessante, uma obra prima e todos os outros adjetivos qualitativos de coisa boa, vocês já estão carecas de saber, mas, será que é válido assistir à série, mesmo com a premissa de que sempre que um livro é adaptado ele sofre modificações quando vai para as telonas? Eu respondo com um sonoro SIM!

Sou uma daquelas pessoas que acredita que muitas obras literárias não são bem representadas quando viram filme (ou série), vide The Walking Dead, Convergente, Cinquenta Tons de Cinza, dentre outros. É até entendível que nem sempre é possível mostrar tudo o que se passa na história do livro de maneira fiel, mas o que mais me irrita é o fato de que no momento de fazer a adaptação os roteiristas fazerem mudanças tão absurdas que nem parece aquele livro que lemos. Seja criando situações que não existem (Convergente), mudando as ações dos personagens ou criando novos personagens (TWD – Os livros tem história completamente diferente da série) ou até mesmo mudando a personalidade do protagonista, como foi o caso de Cinquenta Tons de Cinza. Claro, isso não significa que o filme (ou série) seja ruim, mas para quem é fã do livro fica extremamente incomodado ao se deparar com essas mudanças (eu fico!). No caso de Outlander as adaptações foram tão pequenas que não fizeram diferença nenhuma!

92cb006f603d0fd9_thumb_temp_front_page_image_file8452101411172810.fbshare

Na minha opinião, para quem já leu os livros, assistir a série é um complemento e também uma forma de se aproximar mais da história e matar saudades dos personagens. Para quem ainda não teve coragem de começar a ler os livros (vamos combinar que são calhamaços que dão medo), iniciar Outlander com a série vai deixar a criatura com vontade de ler para ter mais detalhes de toda a trama.

Fazendo uma comparação rápida:

  • No quesito história: claro que os livros tem uma maior profundidade, mais detalhes e coisas que foram deixadas de lado na série; tem muita história pra ser contada em poucos episódios, então os criadores da série optaram por mostrar os pontos principais.
  • No quesito personagens: na série, nos primeiros episódios, Jamie não teve um destaque merecido e sua personalidade ficou meio que escondida. Vi um menino tímido e ele não é bem assim em sua descrição no livro. Mas, mesmo assim, é impossível não se apaixonar por Jamie. Já Claire está perfeita.
  • Cenários: é difícil de imaginar uma coisa que não conhecemos por mais descritivo que um texto seja, ao menos na maioria das pessoas é assim. As Highlands, a Escócia em si, tem paisagens maravilhosas e isso é muito bem mostrado na série. Só isso já seria um ponto válido para assistir a série.

Resumindo, ler e assistir é altamente recomendado! Ainda está na dúvida se deve começar a assistir a série? Dá uma olhada então nesse meu post onde listo os motivos para assistir a série clicando aqui. E se você ainda não começou a ler essa série fantástica, dá uma conferida nos motivos que ela me marcou clicando aqui.

Mas e você, quais seus motivos para ser tão fã de Outlander? Me conta nos comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments