Resenha: Bom Dia, Sr. Mandela de Zelda la Grange

Biografia. Uma biografia diferente, contando a história da autora com o personagem principal, Nelson Mandela.

cinco flores

Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô.

Comprar: SaraivaSubmarinoAmazon

Resenha

Para testar o caráter de um homem, dê poder a ele. (N. Mandela)

Antes de mais nada gostaria de dizer que o livro é melhor do que parece. A primeira impressão que tive ao comprar o livro foi que se tratava de uma biografia com cunho jornalístico. Isso, devido à bela capa, título, encadernação e suas 432 páginas. Contudo, surpreendentemente, trata-se da biografia da autora, Zelda la Grange, e sua própria experiência com o grande Nelson Mandela. O que fez da leitura bem leve, interessante e emocionante. Como gosto de biografias, iniciei a leitura muito tranquilo, mas, após o primeiro capítulo, estava me perguntando se de fato o livro é uma biografia. Em muitos momentos senti-me como se estivesse sentado numa sala tomando um café com a autora, que falava de um grande amigo. Ou seja, esqueça o tom jornalístico, é exatamente assim o livro, a Zelda contando suas fantásticas experiências com Nelson Mandela. E ela coloca toda a sua emoção e admiração pelo Mandela em cada frase.

Preciso falar um pouco mais sobre a autora e como ela escreve. Apesar de ver uma escrita livre, ela escreve com muita liberdade, fiquei incrivelmente preso à leitura e curioso sobre os fatos. Achei que demoraria um tempo bem maior para lê-lo, mas, sempre queria ler mais um pouquinho. A autora foi secretária pessoal de Mandiba (como Nelson Mandela era chamado na África) e nos passa muito respeito e zelo pela imagem pessoal de Mandela. Em alguns momentos, chega a ser exagerado o carinho e admiração dela. O que é muito compreensível pela experiência marcante de estar ao lado de um homem diferenciado do resto da humanidade. Aliás, esse é um livro que recomendaria fortemente a todas as secretárias de executivos. Ela é um grande exemplo profissional e de dedicação. Muitas lições podem ser tiradas da forma como ela cresceu profissionalmente e a seriedade com que atuava. Apesar do personagem principal ser o ex-presidente sul africano, ela brilha e muito como coadjuvante.

Agora deixe-me falar sobre o personagem principal, Mandela. A autora nos presenteia com fatos, intimidades, bastidores da vida desse grande homem. O fato de viver intensamente a rotina dele por 19 anos, fez dela uma pessoa privilegiada, que pode vivenciar o caráter, sabedoria, fibra e carisma desse homem. Muitos leitores facilmente se situarão nos acontecimentos mundiais, eventos e nomes citados por ela. Se em filmes e outras biografias, vemos fortemente o lado da luta contra o apartheid,   o preso político, com Zelda, vemos um grande homem, com suas limitações, sonhos, família e lutas. O que quero dizer é que, mais do que o ícone, Nelson Mandela aparece mais completo quando descrito por Zelda la Grange. Outro fato marcante na descrição da autora, são alguns ensinamentos marcantes passados por Mandela. Os quais, fazem da leitura muito proveitosa com muitas lições para a vida.

A autora divide o livro em algumas fases como, antes de conhecer Nelson Mandela (a infância e adolescência da autora no pano de fundo do apartheid); Nelson Mandela como presidente; Nelson Mandela como humanitário (período pós-presidência e à frente da fundação Mandela); O fim da vida e morte de Mandela. Nessa última parte, a autora nos relata os bastidores dos últimos dias, morte e sepultamento de Mandiba. Confesso que me emocionei nesses capítulos finais, não sei bem se por Mandela ou por ela, ou pelos dois. Fica evidente o jogo de poder, a maldade do coração humano e a corrupção, mesmo quando envolve os momentos finais de um líder que levava a honradez e integridade ao extremo.

Enfim, Bom Dia, sr. Mandela, é um livro fabuloso e certamente muito proveitoso. Uma leitura mais do que recomendada, talvez uma daquelas obrigatórias. Você pode comprar o livro clicando no link comprar. Leia e deixe o seu comentário aqui.

Adicione esse livro à sua estante do Skoob.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: