Resenha – Morada das Lembranças de Daniella Bauer

Literatura Juvenil. Morada das Lembranças é um livro encantador. A autora conseguiu retratar todos os sentimentos da personagem desde a sua infância até sua fase adulta com maestria. Consegui sentir cada um dos sentimentos dessa menina que precisou deixar de ser criança tão cedo. Uma história triste e emocionante!

4estrelas

Através dos olhos de uma menina inicialmente assustada, mas bastante corajosa, o leitor acompanha a trajetória de sua família que, em meio à Revolução Russa de 1917, viu‑se obrigada a deixar para trás tudo o que conhecia e a empreender uma audaciosa e perigosa fuga rumo a um destino totalmente desconhecido.

Durante a jornada, a menina percorre um caminho tortuoso para escapar da sina reservada aos filhos da revolução, enfrentando desconfortos inimagináveis que a levam a tecer um novo conhecimento acerca de si e do mundo. Com novas vidas e identidades, vê-se despertada pelas inúmeras perguntas que permanecem sem resposta.

Mas, essa é a chave da morada.

Não ter as respostas lhe permite seguir em frente e abrir todas as portas.

Link: Skoob | Comprar

Resenha

2014-12-21 16.18.20Essa é a primeira vez em que participo de um Book Tour e devo confessar que adorei a experiência, apesar de estar com uma mistura de sentimentos enorme. Ansiedade, alegria, mais ansiedade, surpresa e tristeza foram as sensações que experimentei no decorrer do período que levou da inscrição até a minha postagem do livro para o próximo participante.

Ansiedade para saber se fui selecionada. Alegria ao receber a confirmação da editora Biruta. Mais ansiedade na espera da chegada do livro. Surpresa com a chegada e com a leitura. Por fim a tristeza. Tristeza por não poder ficar com o livro, mas ao mesmo tempo feliz por o estar enviando para outra pessoa poder desfrutar da ótima leitura que é o Morada das Lembranças.

Me surpreendi com essa leitura. Apesar de abordar temas pesados, a autora conseguiu transmitir uma história tão triste de maneira leve, interessante e instigante para despertar a curiosidade no público alvo (o juvenil). Através das lembranças da protagonista, somos levados a conhecer as tragédias da Revolução Russa e a chegada das Polacas ao Brasil de uma maneira mais branda.

A narrativa é leve e varia de momentos tensos aos mais brandos e cheios de esperança. O leitor viaja nas lembranças da protagonista e no final, me senti como a netinha dela, que ouve as suas inúmeras histórias de um passado tão triste, porém cheio de esperança.  O livro é cheio de frases impactantes e pude tirar muitas lições dele.

A chance é como um presente, não tem dia certo nem hora para chegar. Ela aparece para todos, mas somente os atentos, aqueles que têm mente aberta e coração desperto, conseguem percebê-la.

Os companheiros de travessia estavam temerosos de olhar para o lado e ver-se na realidade tão frágil do outro. Ouvi dizer que a verdade é um prato que se come cru, mas como é indigesta!  Pág 88

Achei superinteressante que não há a necessidade de nomear os personagens. Eles são tão marcantes que o nome torna-se insignificante. A protagonista é tão presente que chega a ser até palpável e tive a sensação que ela estava ali, sentada comigo numa sala, tomando chá e conversando, me contando sua história de vida. Por falar em protagonista, o crescimento e amadurecimento dela no decorrer da história é visível. Que mulher forte e magnífica ela tornou-se!

2014-12-21 16.18.56A diagramação é um show a parte! A arte gráfica utilizada é linda. Os tons usados nas figuras variam de acordo com a intensidade dos acontecimentos da história. Tons mais escuros para momentos tensos. Tons mais alegres e coloridos para momentos esperançosos. Os desenhos são lindos e a editora teve todo um cuidado de fazer com que a experiência com a leitura seja extremamente agradável.

2014-12-21 16.19.40Esperança. Essa é a palavra chave da história e pude tirar várias lições desse livro. Adorei a leitura e está mais do que recomendada para jovens, estudantes e adultos que queiram conhecer um pouco mais da história que parece tão distante para nós.

Quero agradecer à Editora Biruta pela oportunidade de participar desse Book Tour.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: