Resenha – Petra do Coração de Pedra de Anna Claudia Ramos

Infantojuvenil. Uma história que fala de superação, vencer os medos e amor, de uma forma bem diferente!

3estrelasSinopse: UMA INCRÍVEL JORNADA POR RESPOSTAS E SENTIMENTOS Petra é uma menina que vive em Nanatuthi, uma cidade cercada de florestas, situada em um grande vale ao norte do Portal Encantado. A menina nasceu como uma menina alegre e curiosa. Mas quando sua mãe morre de uma hora para outra, e seu pai lhe priva de afeto, ela fica com um coração de pedra que, dizem, faz com que ela não sinta nada. Consumida pela tristeza, é apenas ao encontrar com um misterioso centauro que Petra terá uma chance para encontrar as respostas aos seus sentimentos.

Link: Skoob | Comprar

Resenha

2014-10-23 17.38.24

Petra do coração de pedra é um infantojuvenil escrito por uma brasileira e não é uma categoria que estou habituada a ler. Apesar de não ler muitos livros voltados para o público jovem, a sinopse e premissa de Petra me chamou a atenção e foi o que me motivou a solicitar o livro à editora.

Duas foram as motivações para começar a ler essa obra:

  1. Autora brasileira – gosto de conhecer e valorizar o trabalho de nossos autores;
  2. Uma obra de fantasia.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos Petra, uma menina que nos é apresentada aos 7 anos, que passa por uma jornada para chegar ao Portal Encantado quando completa 12 anos e está com seu coração transformado em pedra. Após a morte de sua mãe, Petra ficou muito solitária, já que seu pai nunca respondia às suas perguntas e conforme foi crescendo suas dúvidas foram aumentando gradativamente. Sozinha e rechaçada por todos da cidade, a garota encontrava refugio com os animais e na Floresta do Sol. Ao conhecer um centauro, a vida da menina mudou radicalmente e aqui, a autora se utiliza de elementos bem criativos para explorar assuntos como medos, traumas, receios e superação.

Usando uma linguagem simples e envolvente, Anna consegue levar o leitor a entender as muitas mensagens inseridas na história. Não pense você que o livro é voltado apenas para os adolescentes! A autora conseguiu inserir elementos bem singulares em sua narrativa, levando o autor a se encantar com cada passagem de sua travessia, cada ser único existente nas florestas encantadas, cada enigma  e pergunta sem resposta. Definitivamente o livro trás muitos elementos que servem para todas as faixas etárias com um linguajar simples e onde todos podem compreender.

A diagramação é um show a parte. Ao final de cada capítulo encontramos uma ilustração condizente com o que foi falado e a edição tem um formato diferenciado. Podemos também encontrar um mapa de Nanatuthi logo no comecinho para nos deixar melhor familiarizados com os caminhos percorridos por nossa pequena heroína.

Enfim, Petra do coração de pedra é um livro que foge um pouco de minha zona de conforto pelo fato de ser um infantojuvenil e eu não ter muito o hábito de ler livros dessa categoria, mas, foi uma leitura bem rápida e achei uma história bem interessante. Apesar de em alguns momentos achar a história um pouco repetitiva, me diverti bastante com a busca de Petra e seu coração de pedra.

Ficha Técnica

Título: Petra do Coração de Pedra
Autor: Anna Claudia Ramos
Editora: Galera Junior
Número de Páginas: 144
Ano de Publicação: 2014

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: