Resenha – Escravas de Coragem de Kathleen Grissom

DRAMA. Acho que nunca li um livro tão comovente e envolvente quanto esse. Escravas de coragem tem um enredo belíssimo, porém com momentos tristes, sofridos, marcantes e de extrema coragem. O amor inabalável de uma escrava branca por sua família negra me prendeu até o final dessa leitura e me levou às lágrimas compulsivas.

5estrelas

Aos 7 anos, durante a travessia da Irlanda para os Estados Unidos em busca de ma vida melhor, Lavinia perde os pais e acaba sendo separada do irmão. Ela é levada pelo capitão James Pyke para sua fazenda na Virgínia.

Lá fica sob os cuidados de Belle. A escrava mestiça já tinha problemas suficientes preparando a comida da casa-grande e cuidando para se manter longe dos olhos de D. Martha e de seu filho, Marshall. Eles não sabem que, na verdade, ela é filha ilegítima do capitão, por isso imaginam o pior em relação à preferência dele pela escrava.  Ser responsável por uma menina meio doente que acaba de chegar à fazenda é um tormento do qual Belle não precisava. A garota parece incapaz de reter comida no estômago, mal fala, não se lembra de nada e, às vezes, é até meio assustadora, com sua cara de avoada. Além de tudo é branca e tem cabelos cor de fogo.

Não demora muito até que Lavinia se habitue completamente à rotina da cozinha e seja abraçada pela família de escravos formada por Mama Mae, Papa George e seus filhos, biológicos ou de consideração. Mesmo contra sua vontade, a cor de sua pele acaba afastando-a das pessoas que mais ama. À medida que cresce, ela começa a ser aceita na casa-grande e a se envolver cada vez mais com a família dos proprietários, tornando-se fundamental para a esposa do capitão, que luta contra a dependência do ópio.

Dividida entre dois mundos, entre a escravidão e a liberdade, ela verá sua lealdade questionada. Qualquer que seja sua escolha, ela trará muitas consequências para a vida de todos.

Link: Skoob | Comprar

Resenha

SAM_1322

Antes de mais nada preciso dizer que nunca me emocionei tanto com um livro como em Escravas de Coragem. Filmes, livros, séries ou até mesmo documentários que trazem como tema a escravidão tendem a me emocionar, mas até hoje, nenhuma história conseguiu ser mais tocante como a desse livro. Após concluir a leitura eu chorei compulsivamente por quase 1 hora e estava totalmente desgastada emocionalmente.

Claro que não serão todas as pessoas que lerão o livro e ficarão nesse mesmo estado em que fiquei, mas com toda certeza irão se emocionar muito, pois, a narrativa da autora é perfeita. Ela conseguiu transmitir, nas 331 páginas, todas as alegrias, tristezas e sofrimentos de cada um dos personagens apresentados na história com uma perfeição que me deixou boquiaberta. Sabemos que a realidade dos escravos foi muito cruel e isso é bem retratado no livro. Apesar dela não ter sido tão detalhista nos momentos de tortura, violência e mortes, o leitor vai conseguir visualizar cada ato e vai sentir a dor no coração que me acompanhou da primeira à última página deste livro. A autora conseguiu dosar bem a escrita tornando-a envolvente e chocante no ponto certo. 

SAM_1323

Encontramos no enredo personagens maravilhosos. A construção de cada um deles foi muito bem feita. Cada um com sua história, com seu passado, seus sofrimentos e sua força me encantou e me envolveu de tal maneira que me senti ali, pertinho de cada um deles e com vontade de abraçar para consolar  quando algo acontecia. Lavinia e Belle são mulheres de muita fibra e coragem. Não posso dizer que tenho um personagem preferido porque cada um deles conseguiu me conquistar. Até mesmo o Marshall, com todas as suas maldades não ganhou meu ódio, já que ele foi tão vítima quanto todos os que ele fez sofrer. Agora o Rankin… ah, esse eu gostaria de esfolar vivo! Ben e Will são meus queridinhos. Ah gente, não dá pra escolher!

O enredo é lindo  e tocante. Realmente o livro nos faz repensar nosso conceito de família e amor. A história é lindíssima e não posso falar muita coisa além do que já escrevi para não dar spoilers. O que posso dizer é que fui surpreendida muitas vezes com as reviravoltas e levada aos prantos por tantas outras vezes. Encontramos em cada página uma história de coragem, esperança, força e amor à vida.

Escravas de Coragem com toda certeza vai para a minha lista de melhores livros lidos no ano. Está mais do que recomendado para quem gosta do gênero, mas lembre-se de ter ao lado uns lencinhos de papel porque você irá precisar!

5estrelasFicha Técnica

Título: Escravas de Coragem
Autor: Kathleen Grissom
Tradutor: Vera Ribeiro
Páginas: 336
Edição: 1ª
Tipo de capa: Brochura
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Assunto: Literatura Estrangeira – Romances – Drama
Idioma: Português

Link: Skoob | Comprar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: