Resenha – Diários do Vampiro: O Despertar de Lisa J. Smith

Romance Sobrenatural com uma boa pitada de Suspense. Apesar do livro ter sido lançado em 1991 ele é bem atual. Um livro voltado para o público adolescente-jovem, mas que me prendeu e encantou com seu enredo envolvente  e cheio de mistério.

4estrelas

A história se passa em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia. Somos apresentados a Elena Gilbert, a garota mais popular da escola Robert E. Lee. Ela acaba de voltar de uma temporada na França e ainda luta com as lembranças de seus pais, que morreram em um trágico acidente de carro 3 anos antes.  A única sobrevivente dessa tragédia foi sua irmãzinha Margaret. Atualmente, Elena mora com sua irmã e a tia Judith onde tenta viver da forma mais natural possível (se é que isso seja possível), escondendo de todos o grande vazio e tristeza que sente. A Rainha da escola vê o então recém chegado aluno novo (gato) e acostumada a ter tudo que quer, decide que ele seria dela não importando o preço. Elena não fazia ideia de onde estava se metendo.

Stefan Salvatore, o aluno novo.  Um vampiro de 400 anos que acabou de se mudar para a pacata cidade e tenta viver uma vida o mais reclusa possível. Seus propósitos são totalmente misteriosos. Mesmo sem querer, ele se torna o novo galã da escola chamando a atenção para si, mesmo tentando se desviar dela. Os planos de Stefan estavam indo bem, até dar de cara com Elena, a cópia de seu amor do passado,  Katherine. Tentando levar uma vida normal, Stefan  luta contra o desejo e ameaça crescente que é a presença de Katherine, já que ela desperta sua sede de sangue.

Enquanto Stefan é um verdadeiro cavalheiro, Damon Salvatore, seu irmão mais velho, é a personificação das trevas. Um vampiro sexy, lindo e que nutre um ódio mortal por Stefan.  No passado, ambos se apaixonaram por Katherin e seu desejo de vingança contra Stefan (por causa dos acontecimentos do passado) é imenso. E parece que o passado vai se repetir…

Enquanto Damon busca sua vingança e Stefan tenta viver uma vida comum, Elena busca a ajuda de suas amigas Bonnie e Meredith para conseguir o que tanto quer.

Link: Skoob | Degustação | Comprar

Resenha

SAM_1058

O Despertar é o primeiro livro da  série Diários do Vampiro. O livro deu origem a tão famosa série de TV The Vampire Diaries; série essa que ainda não comecei a assistir e achei isso bom, pois meu primeiro contato com esse universo criado por Lisa foi com o livro.

A narrativa da autora é bem direta e envolvente. Todo o enredo está envolto em um mistério gostoso que me prendeu do começo ao fim e a trama me deixou com aquele friozinho na barriga. Devorei as 236 páginas em um dia!

Os personagens foram muito bem construídos, mesmo os que não fazem parte do núcleo principal tiveram suas descrições muito bem feitas.  Os personagens principais são extremamente interessantes. A protagonista não é aquela típica menina bobinha e inocente, muito pelo contrário. Apesar de ainda ser uma adolescente, Elena tem muita força e coragem e sabe lutar para conquistar o que quer. Stefan é lindo, cavalheiro e envolvente. Damon, apesar de ser o bad boy, é de tirar o fôlego de qualquer mulher. Sinceramente, no lugar de Elena eu não saberia quem escolher… Essa é a primeira vez que não consigo definir qual foi o personagem que mais gostei. Criei uma relação de amor e ódio com Damon. Elena conseguiu se desenvolver muito bem e amadureceu muito em tão pouco tempo. Stefan…ah, o Stefan eu quero pra mim! Tem um outro personagem que também me chamou a atenção e me apaixonei por ele, o Matt. Como falei antes, a autora criou ótimos personagens para a trama e é difícil escolher um só.

Conforme fui avançando na história, senti em alguns momentos como se estivesse lendo Crepúsculo, mas a partir do 4º capítulo a história foi mudando e já não tem mais nada parecido. Gostei muito do clima de mistério na narrativa. A autora soube dosar o tempo exato de ir revelando os mistérios e me manteve sempre com a sensação de “perigo a vista”, com aquele frio na barriga que todo bom livro de suspense precisa ter.

Preciso fazer um alerta aos meus leitores: se você ainda não leu essa série e está pensando em começar a ler vou te dar uma dica. Não deixe para comprar o segundo livro quando terminar de ler o primeiro, pois você vai se arrepender. A forma como a autora termina o livro é extremamente angustiante para quem não tem às mãos o segundo livro pra começar a ler imediatamente! Bem, recado dado e depois não digam que não avisei…

Resumindo: Uma leitura rápida, gostosa e cheia de suspense. Apesar de ser um romance bem adolescente gostei bastante da narrativa e fiquei presa até o final. Livro mais do que recomendado para quem gosta do gênero.

4estrelas

Ficha Técnica

DIÁRIOS DO VAMPIRO – O DESPERTAR VOL. 1
Autor: L. J. Smith
Ano: 2009
Série: Diários do Vampiro
Gênero: Ficção estrangeira
Páginas: 240
Editora: Galera Record

Link: Skoob Degustação | Comprar

Livros da Série

1- O Despertar
2- O Confronto
3- A Fúria
4- Reunião Sombria
5- O Retorno – Anoitecer
6- O Retorno – Almas Sombrias
7- O Retorno – Meia-Noite

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments