Resenha – Austenlândia de Shannon Hale

Romance Adulto. E esse é o típico livro que faz seu coração palpitar, te deixa sem ar e acreditando em amor verdadeiro! Ahhh como adoro livros que me fazem suspirar e sonhar com o amor verdadeiro e o homem ideal. Austenlândia me deixou o tempo inteiro com o coração palpitando. É essa a sensação que busco sentir ao ler livros românticos e a autora conseguiu despertar isso em mim perfeitamente!

5estrelasA protagonista é Jane Hayes. Ela tem 33 anos e mora em Nova York. Uma mulher bonita, inteligente e com um bom emprego. Jane guarda um segredo constrangedor que apenas 2 pessoas sabem, sua melhor amiga Molly e sua tia-avó Carolyn.

Devido aos inúmeros fracassos em seus relacionamentos, Jane se tornou verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy, personagem icônico de Jane Austen. Embora ela sonhe acordada com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia, afinal, ninguém chega aos pés do Sr. Darcy! Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa, desistindo dos homens e se entregando a noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD.

Carolyn não quer que sua sobrinha-neta vire uma solteirona convicta e deixa em seu testamento, férias pagas para ela na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XIX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão.

Em Austenlândia ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e… da companhia de belos cavalheiros. E que cavalheiros! Homens com calças justas, costeletas, chapéus…. que proporcionam boa companhia e passeios por um bem-cuidado jardim.

Finalmente Jane chega a Pembrook Park, na Inglaterra. Lá ela se vê em um perfeito romance de Jane Austen: damas de vestidos longos e chapéus, cavalheiros que caçam faisões, caminhadas pelo jardim, reverências e até um baile. A moça terá a chance de protagonizar sua personagem por 3 semanas. Que sonho! Mas, muita coisa pode acontecer na casa grande. Vivenciar esses romances é o sonho perfeito para Jane, porém, encontros inesperados e interessantes reviravoltas no enredo fazem com que as certezas de Jane se transformem em dúvidas, e seu coração pode acabar mais confuso do que nunca.

Link: Skoob | Comprar

Resenha

10297813_10202229023400778_7491913124421159055_n

Como eu fico satisfeita quando uma leitura consegue fazer meu coração palpitar! É tão gostosa a sensação de me sentir uma espectadora invisível observando  cada cena descrita na narrativa e absorver todas as emoções que o autor tenta passar.  Para mim, essa é a sensação que define que uma leitura é boa. Um bom romance tem o poder de me fazer sentir como uma boba apaixonada e despertar o meu lado romântico adormecido.  Austenlândia conseguiu fazer tudo isso, então, o defino como um ótimo romance.

Preciso falar primeiramente sobre a capa e contracapa do livro. Quando a vi a primeira vez achei linda e quando o livro chegou em minhas mãos achei perfeita e no momento, ela é sem sobra de dúvidas uma das capas mais lindas que tenho em minha estante. O magnetismo por essa capa foi grande e após ler a sinopse senti que precisava muito ler o livro. Sei que ele é dedicado para os fãs da Jane Austen e apesar de nunca ter lido nenhuma obra da autora ou ter assistido Orgulho e Preconceito, fiquei morrendo de vontade de lê-lo e não me arrependi nem um pouco.

A protagonista (de mesmo nome da autora favorita) é apaixonante. Ela é muito inteligente e tem umas tiradas cômicas que me garantiram muitas risadas no decorrer da leitura. Não tem como não se apaixonar por ela. Até me identifiquei com Hayes em alguns aspectos…Sim, eu sou uma romântica incurável e estou em busca do meu Sr. Darcy me julguem.

Gostei bastante da narrativa de Shannon Hale. Apesar de ser em 3ª pessoa em alguns momentos me senti como se estivesse conversando com a personagem, lendo seus pensamentos e em outros parecia como naqueles filmes onde os personagens parecem ter uma “consciência conselheira”.  Outra coisa que gostei muito foi a divisão dos capítulos. Jane numerou os seus ex namorados e cada capítulo começa falando de um antigo relacionamento dela. Achei isso hilário e no final acabei ficando com dó dessa mulher. Vai ter azar assim lá longe!

Como já falei anteriormente, não conheço as obras de Austen, então não faço ideia de como é a característica principal dos personagens dela, mas uma coisa posso garantir, Hayes não é uma simples mulher obcecada por um mero personagem. Ela está em busca de um relacionamento com um homem que tem o caráter do Sr. Darcy e pelo que pude perceber com a leitura, ela quer um homem sincero e intenso em seus sentimentos. Isso é pedir demais gente? Acho que não!

Por falar em personagens, de cara me identifiquei com Jane e, apesar de começar detestando o Sr. Nobley, em pouco tempo ele conquistou meu coração e me peguei suspirando por ele. Eu que não conheço o universo Austen, fiquei morrendo de vontade de estar em Austenlândia. Imagina quem é fã da autora! Claro que não existem apenas os dois. Outros personagens também me chamaram a atenção: Martin, o jardineiro, o Coronel Andrews, a Srta Charmming, e a tia Saffronia, cada um com suas particularidades.

Gostei muito do livro. Me surpreendi por lê-lo tão rápido (de um dia pro outro). As 240 páginas passaram tão rápido que quando vi já tinha acabado a leitura. É uma narrativa cheia de comédia, romance e muito leve. Gostosa mesmo de se ler. O final do livro foi surpreendente e terminei com aquela sensação de também querer encontrar o “homem perfeito” para mim. Sonhar não custa nada, né?

Livro mais do que recomendado!

5estrelas

Ficha Técnica

Austenlândia
Autor: Shannon Hale
Título Original: Austenland
Tradutor: Regiane Winarski
EAN: 9788501403889
Gênero: Romance estrangeiro
Páginas: 240
Formato: 14 x 21 cm
Editora: Record

Obs.:

O livro foi adaptado para o cinema e o filme foi lançado no ano passado. Confira o trailer:

Link: Skoob | Comprar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments

  • Carol

    Ahhh, eu sou bem suspeita para falar de qualquer coisa no universo de Jane Austen. Amo/Adoro!
    Acho que nós mulheres sempre esperamos pelo nosso Mr. Darcy. E nem precisa ser tão bonito assim, só metade cavalheiro do que ele é. ahuahuaha
    Eu sou doida por esse livro desde que vi a capa dele. Ela ficou um arraso! Vi o filme e dei boas gargalhadas, e tenho certeza de que adoraria bem mais o livro.
    E, amiga, você precisa ler Austen, sua romântica incorrigível! ahauhaua

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    • Isaxi

      Fiquei com muita vontade de ler Austen, mas acho que isso vai ser um perigo! Vai aguentar meus choramingos? rsss

      A capa dele é maravilhosa! Assisti o filme, gostei bastante apesar de ter suas diferenças. Acho que você vai gostar muito do livro. Leia, leia, leia!

      • Kelle Priscila Silveira Correi

        Acho que o que o Mr. Nobley é muito parecido com o Mr. Darcy nesse sentido no início nem todos gostam dele mas no final gostam.

%d blogueiros gostam disto: