Resenha – A Abominação de Jonathan Holt

SAM_0763

Thriller (Suspense). A leitura desse livro começou lenta, mas depois ela ficou bem interessante. No início não me identifiquei com nenhum personagem, mas depois me vi torcendo por alguns. Com sua narrativa, o autor conseguiu prender minha atenção e me senti atraída pelos fatos decorrentes da história. Será que Veneza é um lugar seguro para se visitar? E vamos conhecer um pouco mais da máfia italiana! Esse é o primeiro volume da trilogia Carnivia, não vejo a hora de ler os outros livros para saber como a Capitã Kat Tapo está se saindo.

3estrelas

Veneza está em festa. É dia de La Befana. Enquanto no Brasil comemoramos os Reis Magos (5 de janeiro), na Itália se comemora o dia da Bruxa velha e boa que distribui doces para as crianças comportadas ou carvão para as traquinas. Fogos de artifício explodem no céu à meia-noite. Pessoas mascaradas danças pelas ruas, lotam os vaporettos, cantam nas trattorias incentivadas pelo excesso de grapa e, esperam encontrar companhia ao fim da noite para aquecer seus corpos no inverno gelado veneziano.

É nesse clima festivo que um corpo é encontrado nos degraus da Basílica de Santa Maria della Salute, levado pela acqua alta. A vítima é uma mulher e para surpresa (e assombro) de todos, ela está vestida com roupas de um padre. O Vaticano denomina mulheres vestidas assim como abominação.

E esse é o primeiro caso de homicídio nos Carabinieri da recém-promovida capitã Kat Tapo. Kat é uma jovem muito bonita, inteligente e seu instinto investigativo apurado chama logo a atenção do Coronel Aldo Piola. Piola é o chefe de Kat e ambos embarcarão numa investigação que se mostra tão evasiva quanto as labirínticas ruas da cidade. Os dois trabalham avidamente para descobrir quem foi o assassino dessa mulher, até que as evidências os leva de um antigo hospício desativado em uma ilha inabitada a uma base do Exército americano na Itália e a outras mortes. Claro que o caso foi imediatamente arquivado pela promotoria.

Paralela às investigações, a segunda-tenente Holly Boland, baseada em Camp Darby, em Veneza, se depara com um pedido insuspeito. Uma jornalista usa a lei de liberdade de informação e busca por dados relativos à Guerra da Bósnia, levando Holly a rever os fatos desse terrível conflito.

Enquanto isso, Daniele Barbo, um jovem matemático inteligentíssimo e criador de um site (rede social) chamado Carnivia é condenado por diversos crimes virtuais ao recusar o acesso de autoridades a informações em seu site. O Carnivia é uma recriação de Veneza, onde o anonimato é absoluto. Porém, ele acredita que não foi acusado apenas por motivos legais.

Em determinado momento o caminho dos 3 se cruza e todos querem respostas. Eles acabam se dando conta que estão envolvidos em algo muito maior. E, quando nomes relacionados a influentes organizações mundiais surgem durante as buscas, percebem que suas próprias vidas podem estar em perigo.

Link: Skoob | Comprar

Resenha

Um dos meus estilos literários preferido é o suspense. Quando vi o release da Editora Record sobre esse livro, imediatamente o solicitei e fiquei louca para ler. Li a sinopse, me apaixonei pela capa e comecei a ler o livro. Confesso que me decepcionei um pouco com toda a expectativa que criei sobre A Abominação. Calma, vou explicar.

Um bom livro de suspense pra mim é aquele que me deixa prendendo a respiração do começo ao fim. Isso não aconteceu  aqui. O início da leitura foi muito lento e demorei a engatar. Não sei se eu estava esperando demais da narrativa, só sei que não me identifiquei com nenhum dos personagens a princípio. Creio que seja pelo fato de uma boa parte dos primeiros capítulos serem de apresentação dos casos e de como cada personagem foi inserido neles.

Por falar em capítulos, eles são curtos e isso é ótimo! Adoro capítulos pequenos pois da aquela sensação de leitura rápida.

Conforme fui avançando as páginas e a interação entre os 3 personagens foi acontecendo, a leitura começou a ficar interessante. Meus sentimentos por alguns personagens mudaram como da água para o vinho. A princípio me apaixonei por Aldo Piola e odiei Daniele Barbo e Kat Tapo (a protagonista da trilogia). Depois, Odiei Piola por ele ter se mostrado um fraco diante da escolha que fez e me apaixonei por Daniele e Kat. Perceberam que não mencionei Holly? É, continuei neutra em relação a ela… Ponto positivo para o autor, pois ele conseguiu desenvolver muito bem os personagens no decorrer da história.

Quanto ao enredo, devo confessar que achei muito bom. Os temas abordados são bem pesados e polêmicos: guerra da Bósnia, envolvimento da igreja Católica, o exército americano, assassinatos, estupros, prostituição, máfia italiana, conspiração, cultos religiosos, tráfico de pessoas… Um emaranhado de coisas acontecendo ao mesmo tempo que prendeu minha atenção até o final do livro para descobrir quem é que estava por trás dos crimes. E, fui pega de surpresa porque só no final descobri quem era realmente a mente por trás de tudo. Outro ponto positivo para o autor.

A narrativa de Jonathan Holt é envolvente, hábil e bem explícita. Você deve estar se perguntando o que me levou a dar 3 estrelas para esse livro, certo? Bom, como já mencionei anteriormente, demorei um pouco para engatar na leitura. Outra coisa que me incomodou bastante foi o fato de boa parte do livro não ter aquele clima gostoso de suspense, o frio na barriga, aquela sensação de medo, sabe? Isso só veio acontecer da metade do livro em diante. Não significa que o livro seja ruim, pelo contrário! O livro é bom e eu o recomendo para quem gosta do gênero. Acho que estou acostumada com leituras que derramam sangue em cada página… rsss. No caso de A Abominação, o mistério está todo centrado pra descobrirmos quem é a mente criminosa por trás de tudo o que acontece na história.

Resumindo: Gostei do livro. O recomendo. Estou ansiosa para ler o segundo volume da trilogia e quero ver como Kat Tapo vai ser sair em suas próximas investigações.

3estrelas Ficha Técnica

A_ABOMINACAO_1395072976PA abominação (Vol. 1 Carnivia)
Autor: Jonathan Holt
Título Original: The abomination
Tradutor: Marilene Tombini
EAN: 9788501402189
Gênero: Thriller
Coleção: Carnivia
Páginas: 378
Formato: 16 x 23 cm
Editora: Record

Link: Skoob | Comprar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments