Resenha – O diário de John Winchester (Supernatural)

Sinopse

Baseado na série de TV Supernatural, “O Diário de John Winchester” é a reprodução fiel do livro-chave consultado pelos irmãos Dean e Sam Winchester nos episódios. Nele estão reunidos os muitos segredos colecionados por John para enfrentar a saga da família: ameaças sobrenaturais, demônios, fantasmas, espíritos, bruxas e vampiros estão minuciosamente descritos e detalhados nas centenas de ilustrações do Diário. Lançado com enorme sucesso em vários países, a tradução brasileira foi feita com cuidadosa pesquisa do universo sobrenatural.

Ficha Técnica

Título: Supernatural
Subtítulo: O Diário de John Winchester
Autor: Alex Irvine
Editora: Gryphus
ISBN: 9788560610495
Páginas: 224
Edição: 1
Tipo de capa: BROCHURA
Ano: 2011
Assunto: Literatura Estrangeira-Ficçao De Terror E Suspense
Idioma: Português
Links: Skoob | Comprar ou Comprar

 Resenha

Tá vendo isso aqui? Esse é o diário do nosso pai, o bem mais precioso dele, tudo o que ele sabe sobre o mal está aqui, ele deixou pra gente. Eu acho que ele quer que a gente continue de onde ele parou. Salvar pessoas, caçar coisas, o negócio da família! ” – Dean Winchester

Que atire a primeira pedra um fã da série Supernatural que nunca teve vontade de por as mãos no tão famoso diário do pai de Dean e Sam. Quando comecei a assistir o seriado, descobri que seria sim possível ter o diário do John Winchester pra chamar de meu e claro que fui a procura.

Alex Irvine proporcionou essa alegria aos fãs da série e a editora Gryphus nos presenteou com a obra traduzida e distribuída no Brasil.

Antes de falar sobre o conteúdo do diário, quero falar um pouco sobre a diagramação e o design. Em primeiro lugar, como fã, posso afirmar que a obra é totalmente fiel ao diário original de John (com todos os detalhes). Ele é de capa dura, parecendo realmente um diário de verdade antigo. Além da aparência de couro envelhecido, tem uma espécie de fechadura na capa e na contracapa encontramos a sinopse escrita em um pedaço de papel rasgado, preso com clipes de papel. As folhas são cinza, não possui capítulos, mas as entradas são divididas por ano e o dia/mês em que foi escrito. Os lembretes, recortes, desenhos e rabiscos nas folhas nos dão realmente a impressão de que estamos com o diário real em mãos.

2014-03-28 20.25.55 2014-03-28 20.26.52

Uma coisa eu preciso falar: como mostra na imagem acima, tive um pouco de dificuldade com essa letra diferente. A leitura ficou um pouco difícil, mas nada que impedisse de continuar lendo. Não entendi muito o sentido da mudança na fonte, mas tudo bem.

Sobre o conteúdo do diário

No dia 2 de novembro de 1983 Mary, a esposa de John foi morta por uma força demoníaca sobrenatural, deixando os meninos ainda pequenos (Sam com 6 meses e Dean com 4 anos) sem a mãe.  Para aqueles que assistem a série, sabem que seu primeiro episódio mostra o momento em que Mary foi assassinada. Presa ao teto, com um corte no abdome e depois o fogo. Desolado e sem saber o que fazer, John vai ao encontro de Missouri e através dela conhece Fletcher Gable .

Gable dá um diário para John e o aconselha a escrever tudo em sua nova jornada para aprender sobre o mundo sobrenatural e encontrar o assassino de sua esposa. John inicia suas anotações em 16 de novembro de 1983.

Ao longo de 22 anos de caçada, John reuniu em seu diário todas as informações sobre lendas, folclores, superstições, rituais dos mais variados e até como fazer água benta e todos os exorcismos que vemos Dean e Sam realizando.

Talvez esteja na hora de mandar Sammy em sua primeira caçada sozinho. Vou procurar algo simples, como fiz para o Dean. Não sei por que estou preocupado, Sammy nunca foi de hesitar quando há problemas. Pág. 156

Em meio ao luto, John encontra um jeito de proteger e ensinar aos meninos tudo o que ele aprendeu enquanto caçava o responsável por esse sofrimento. Achei super interessante ver, na perspectiva dele, o crescimento dos meninos; a primeira caçada de Dean, os conflitos entre John e Sam (por Sam querer ter uma vida normal), a saída de Sam para a faculdade…

Os conflitos internos que John vivenciou e que não foram mostrados na série, podem ser lidos nesse diário. Gostei muito da leitura. Ela é envolvente e reconheci muitos dos casos passados na série, inclusive, me admirei em ver que algumas coisas que foram citadas no livro estão passando na temporada atual. Consegui visualizar cada caso descrito e estou mais do que preparada para enfrentar os monstros!

Se você não acompanha a série e ainda não a assistiu, recomendo que só inicie a leitura do livro após assistir pelo menos até a 3ª temporada, pois vocês encontrarão muitos spoilers durante sua leitura. Para quem é fã de Supernatural esse livro é obrigatório. Existem outros livros sobre a série e já estou a procura deles.

Resumindo, o livro é excelente e está mais do que recomendado!

odiariodejohn

[important]Minha Nota: 9,0 – Só não dou 10,0 por causa da fonte esquistinha que me atrapalhou um pouco. [/important]

Galeria de Fotos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: